Diferenças entre edições de "Economia mista"

Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
12 bytes removidos ,  22h27min de 21 de janeiro de 2019
sem resumo de edição
Na atualidade, o conceito de "economia mista" é muito usado como sinônimo de modelos mistos entre [[economia de mercado]] e economia orientada, planejada, ou ainda [[economia planificada]]. Como modelos ideais puros nunca existiram, teoricamente todo sistema econômico poderia ser considerado misto em algum grau. Muitas vezes o conceito de economia mista também é usado também como sinônimo de modelo híbrido entre grandes sistemas socioeconômicos como o [[capitalismo]] e o [[socialismo]], embora existam diferentes modelos de regulação econômica nestes dois sistemas. Algumas fontes preferem o uso do termo "[[economia dirigida]]" em vez "socialismo" na definição da economia mista.
 
Nos anos 1990 dois padrões diferentes de modelos mistos se consolidaram, o da chamada "[[terceira via]]" liberal, que se propôs a criar um modelo misto entre o capitalismo orientado do ''"welfare state"'' ([[estado de bem-estar social]]) e uma reinterpretação do [[liberalismo]] clássico, voltado apenas para o plano econômico. Este modelo foi popularizado como "[[neoliberalismo]]". O outro modelo de economia híbrida consolidado no mesmo período é o chinês, na época chamado de [[socialismo de mercado]], que compõe características tanto de regulação do [[mercado]] típicos do capitalismo politicamente orientado quanto da economia planificada que vinha sendo modificada desde os anos 1960, já como um modelo distinto daquele de planificação adotado na ex-[[União Soviética]].
 
O modelo de classificação abstrato, neste caso, parte da avaliação da presença de características teoricamente típicas de um modelo ou do outro: características de capitalismo de mercado ([[livre comércio]], [[livre mercado]], desregulamentação de [[preços]] e [[salários]], [[propriedade privada]] dos [[meios de produção]]) ou de planejamento econômico centralizado ([[planejamento econômico]], planejamento da produção, preços e salários, [[regulação da economia]], [[propriedade estatal]] dos meios de produção).

Menu de navegação