Ilha Baltra: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
m
m Zdtrlik moveu Ilha de Baltra para Ilha Baltra
(Sem diferenças)

Revisão das 16h13min de 31 de maio de 2020

Ilha Baltra
Ilha Baltra
Ilha Baltra (dir.), ilha de Santa Cruz (esq.) e o canal de Itabaca
Ilha Baltra está localizado em: Galápagos
Ilha Baltra
Localização nas Ilhas Galápagos
Coordenadas: 0° 27' S 90° 16' O
Geografia física
País Equador
Localização Província de Galápagos
Arquipélago Galápagos
Ponto culminante 100 m
Área 27  km²
Geografia humana
População 0
Densidade 0  hab./km²

Ilhas Galápagos (imagem de satélite)

A ilha Baltra, conhecida também pelo nome de Seymour Sur, é uma ilha do arquipélago das Galápagos, no Equador.[1] É desabitada, tem 27 km2 e fica a norte da ilha de Santa Cruz, estando separada desta pelo canal de Itabaca, de menos de 200 metros de largura.

Apesar de desabitada, Baltra é o local do principal aeroporto do arquipélago, o Aeroporto Seymour. Foi construído durante a Segunda Guerra Mundial pela Marinha dos Estados Unidos para "patrulhar" a área central do Pacífico Oriental e aproximar-se das rotas para o Canal do Panamá. Nesta ilha, as iguanas terrestres foram reintroduzidas após a retirada da população desta espécie por razões de segurança de voo durante a estada militar dos EUA; as instalações foram entregues ao governo do Equador, no final das hostilidades entre os Estados Unidos e o Império do Japão. Vários grupos de ruínas das antigas instalações da base americana podem ser observados durante a descolagem (ou aterragem). O aeroporto civil usa a pista norte-sul, enquanto a pista leste-oeste está fora de uso. Durante o período de operações de voo existem serviços de transporte para o cais no Canal de Itabaca e o cais na Baía a sudoeste da ilha.

Há dezenas de pontos para surf, mergulho ou snorkeling e também mergulho SCUBA com a autorização prévia da Marinha do Equador. Há um segundo aeroporto fora de serviço que remonta à Segunda Guerra Mundial.

Referências

  1. «Baltra Island». Galapagos Conservancy. Consultado em 11 de janeiro de 2012 
Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia do Equador é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.