Mosteiro de Timotesubani: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Lilian89 (discussão | contribs)
recat
Linha 13: Linha 13:


{{Controle de autoridade}}
{{Controle de autoridade}}
[[Categoria:Mosteiros da Geórgia|Timotesubani]]
[[Categoria:Mesquécia-Javaquécia]]
[[Categoria:Mesquécia-Javaquécia]]
[[Categoria:Mosteiros cristãos da Europa]]

Revisão das 23h17min de 5 de julho de 2020

Mosteiro de Timotesubani

O mosteiro de Timotesubani (em georgiano: ტიმოთესუბანი) é um complexo medieval cristão ortodoxo localizado na cidade de mesmo nome em Borjomi Gorge, região de Mesquécia-Javaquécia, na Geórgia.

História

O complexo consiste em uma série de estruturas construídas entre os séculos XI e XVIII, das quais a Igreja da Dormição é o maior edifício e artisticamente extraordinário construído durante a "Idade de ouro" da Geórgia medieval sob as ordens da rainha Tamara (r. 1184-1213). Uma inscrição contemporânea comemora o nobre georgiano Shalva de Akhaltsikhe como patrono da igreja.

Arquitectura

É uma igreja em cruz com uma cúpula construída em pedra rosa, com três absides projetando em direção ao leste. Sua cúpula repousa sobre os dois pilares e prateleiras do altar, colocados livremente. Posteriormente, os portais oeste e sul foram adicionados.

O interior foi pintado em afresco, pelo menos, a partir de 1220. Os murais de Timotesubani são conhecidos por sua vivacidade e iconografia.[1] E. Privalova e seus colegas limparam e estudaram esses afrescos na década de 1970 e os enviaram. para tratamento de emergência e conservação com a ajuda do World Monuments Fund e da Samuel H. Kress Foundation nos anos 2000.[2]

Referências

  1. Eastmond, Antony (1998), Royal Imagery in Medieval Georgia, p. 211. Penn State Press,
  2. Preservation of Medieval Monuments: the Church of the Virgin in Timotesubani. The Georgian Arts & Culture Center, abril de 2007