Saltar para o conteúdo

A Quinta Disciplina: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
(Há 2 edições intermédias do mesmo utilizador que não estão a ser apresentadas)
Linha 1: Linha 1:
'''''The Fifth Discipline: The Art and Practice of the Learning Organization''''' é um livro escrito por [[Peter Senge]]. O livro sugere uma visão sistêmica de vida, do mundo, e de todos os aspectos da vivência humana. Trata-se de um livro de larga utilização nos meios organizacionais e administrativos, pois sugere uma visão mais ampla para administração, começando pela maneira de ver e encarar a vida pelo próprio administrador. Os tópicos abordados no livro são cinco disciplinas, sendo cada uma delas crucial para o sucesso das outras. Dando mais ênfase para a quinta disciplina-raciocínio sistêmico como "o alicerce de organização que aprende".<ref>{{Citation|last=Gharajedaghi|first=Jamshid|author-link=Jamshid Gharajedaghi|year=1999|title=Systems Thinking: Managing Chaos and Complexity|publisher=Burlington, MA: Butterworth-Heinemann|ISBN=0-7506-7163-7|url=https://books.google.com/books?id=7N-sFxFntakC&}}</ref>
'''''The Fifth Discipline: The Art and Practice of the Learning Organization''''' é um livro escrito por [[Peter Senge]]. O livro sugere uma visão sistêmica de vida, do mundo, e de todos os aspectos da vivência humana. Trata-se de um livro de larga utilização nos meios organizacionais e administrativos, pois sugere uma visão mais ampla para administração, começando pela maneira de ver e encarar a vida pelo próprio administrador. As cinco disciplinas representam abordagens (teorias e métodos) para desenvolver três capacidades de aprendizado principais:
'''(1)''' Aspirações (domínio de si mesmo e visão compartilhada com o grupo);
'''(2)''' Conversas Reflexivas (Modelos Mentais e Diálogos);
'''(3)''' Entender as Complexidades (Pensamento Sistêmico). <ref>{{Citation|last=Gharajedaghi|first=Jamshid|author-link=Jamshid Gharajedaghi|year=1999|title=Systems Thinking: Managing Chaos and Complexity|publisher=Burlington, MA: Butterworth-Heinemann|ISBN=0-7506-7163-7|url=https://books.google.com/books?id=7N-sFxFntakC&}}</ref>


== As cinco disciplinas ==
== As cinco disciplinas ==
As cinco disciplinas quais o livro se refere como pertencentes à "organização aprendiz" discutidas no livro são:
*Domínio pessoal

*Modelos mentais
# "'''Domínio pessoal''' é a disciplina de continuamente clarificar e aprofundar nossa visão pessoal, nosso foco de energias, nosso desenvolvimento de paciência, e de enxergar a realidade objetivamente."
*Objetivo comum (visão compartilhada)
# "'''Modelos mentais''' são suposições, generalizações, ou mesmo fotos e imagens profundamente enraízados que influenciam a forma como entendemos o mundo e tomamos ações."
*Aprendizado em grupo
# "'''Visão compartilhada''' - uma prática de desenvolver fotos compartilhadas do futuro que fomentem verdadeiro comprometimento e engajamento ao invés de apenas conformidade."
*Pensamento sistêmico (a quinta disciplina)
# "'''Aprendizado coletivo''' começa com 'diálogo', a capacidade de membros do time para recolher suposições e engajar em um verdadeiro 'aprendendo juntos'."
# "'''Pensamento sistêmico''' - A Quinta Disciplina que integra as quatro anteriores e compreende o entendimento das complexidades."

== Deficiências de aprendizado ==
Em complemento às "disciplinas," onde Senge sugere serem benéficas para o que ele descreve como "a organização aprendiz" Senge também postula diversos mau hábitos e mindsets percebidos, quais ele se refere como "deficiências de aprendizado."

# "Eu sou minha posição."
# "O inimigo está lá fora."
# A ilusão de assumir o comando.
# A fixação dos eventos.
# A parábola do sapo cozinhando.
# A ilusão de aprender da experiência.
# O mito do time gerencial.

== As 11 leis da Quinta Disciplina ==


# Os problemas de hoje vem das "soluções" de ontem.
# Quanto mais você empurrar, mais o sistema vai empurrar de volta.
# Comportamento melhora antes de piorar.
# A saída mais fácil normalmente faz voltar.
# A cura pode ser pior que a doença.
# Mais rápido é mais devagar.
# Causa e efeito não estão próximos em tempo e espaço.
# Pequenas mudanças podem produzir grandes resultados... mas as áreas de maior aproveitamento normalmente são menos óbvias.
# Você pode ter seu bolo ou comer ele --- mas não ambos ao mesmo tempo.
# Dividir um elefante em dois não produz 2 pequenos elefantes.
# Não há culpa.
{{Referências}}
{{Referências}}
{{Portal3|Literatura}}
{{Portal3|Literatura}}

Revisão das 03h20min de 17 de abril de 2023

The Fifth Discipline: The Art and Practice of the Learning Organization é um livro escrito por Peter Senge. O livro sugere uma visão sistêmica de vida, do mundo, e de todos os aspectos da vivência humana. Trata-se de um livro de larga utilização nos meios organizacionais e administrativos, pois sugere uma visão mais ampla para administração, começando pela maneira de ver e encarar a vida pelo próprio administrador. As cinco disciplinas representam abordagens (teorias e métodos) para desenvolver três capacidades de aprendizado principais:

(1) Aspirações (domínio de si mesmo e visão compartilhada com o grupo);

(2) Conversas Reflexivas (Modelos Mentais e Diálogos);

(3) Entender as Complexidades (Pensamento Sistêmico). [1]

As cinco disciplinas

As cinco disciplinas quais o livro se refere como pertencentes à "organização aprendiz" discutidas no livro são:

  1. "Domínio pessoal é a disciplina de continuamente clarificar e aprofundar nossa visão pessoal, nosso foco de energias, nosso desenvolvimento de paciência, e de enxergar a realidade objetivamente."
  2. "Modelos mentais são suposições, generalizações, ou mesmo fotos e imagens profundamente enraízados que influenciam a forma como entendemos o mundo e tomamos ações."
  3. "Visão compartilhada - uma prática de desenvolver fotos compartilhadas do futuro que fomentem verdadeiro comprometimento e engajamento ao invés de apenas conformidade."
  4. "Aprendizado coletivo começa com 'diálogo', a capacidade de membros do time para recolher suposições e engajar em um verdadeiro 'aprendendo juntos'."
  5. "Pensamento sistêmico - A Quinta Disciplina que integra as quatro anteriores e compreende o entendimento das complexidades."

Deficiências de aprendizado

Em complemento às "disciplinas," onde Senge sugere serem benéficas para o que ele descreve como "a organização aprendiz" Senge também postula diversos mau hábitos e mindsets percebidos, quais ele se refere como "deficiências de aprendizado."

  1. "Eu sou minha posição."
  2. "O inimigo está lá fora."
  3. A ilusão de assumir o comando.
  4. A fixação dos eventos.
  5. A parábola do sapo cozinhando.
  6. A ilusão de aprender da experiência.
  7. O mito do time gerencial.

As 11 leis da Quinta Disciplina

  1. Os problemas de hoje vem das "soluções" de ontem.
  2. Quanto mais você empurrar, mais o sistema vai empurrar de volta.
  3. Comportamento melhora antes de piorar.
  4. A saída mais fácil normalmente faz voltar.
  5. A cura pode ser pior que a doença.
  6. Mais rápido é mais devagar.
  7. Causa e efeito não estão próximos em tempo e espaço.
  8. Pequenas mudanças podem produzir grandes resultados... mas as áreas de maior aproveitamento normalmente são menos óbvias.
  9. Você pode ter seu bolo ou comer ele --- mas não ambos ao mesmo tempo.
  10. Dividir um elefante em dois não produz 2 pequenos elefantes.
  11. Não há culpa.

Referências