Susa (Tunísia): diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Gremista.32 (discussão | contribs)
Pequenos acertos
Etiqueta: Revertida
Linha 60: Linha 60:
</gallery>
</gallery>


== Esporte ==
[[file:Stade olympique de Sousse.jpg|thumb|left|[[Estádio Olímpico de Sousse]]]]
A equipa desportiva que representa a cidade de Susa é [[Étoile Sportive du Sahel]], uma equipa polidesportiva que se desenvolve em várias disciplinas como o [[futebol]] (principal modalidade da equipa), [[andebol]], [[basquetebol]] e [[voleibol]].
a étoile é a única equipe da [[Tunísia]] a evoluir em 4 disciplinas.

l'étoile evolui no [[Estádio Olímpico de Sousse]]. um estádio com capacidade para 28.000 lugares e que será renovado para cerca de 42.000 lugares.


{{Referências|refs=
{{Referências|refs=

Revisão das 12h22min de 30 de maio de 2021

Tunísia Susa

Sousse • سوسة • Hadrim • Hadrumeto

 
  Município  
Vista de parte da almedina e da parte moderna desde a torre do arrábita
Vista de parte da almedina e da parte moderna desde a torre do arrábita
Vista de parte da almedina e da parte moderna desde a torre do arrábita
Símbolos
Brasão de armas de Susa
Brasão de armas
Localização
Susa está localizado em: Tunísia
Susa
Localização de Susa na Tunísia
Coordenadas 35° 49' N 10° 38' E
País Tunísia
Província Sousse
Prefeito Hédi Ayache
Características geográficas
Área total 45 km²
População total (2004) [1] 173 047 hab.
Densidade 3 845,5 hab./km²
Código postal 4000
Sítio www.commune-sousse.gov.tn

Susa (em francês: Sousse; em árabe: سوسة; romaniz.:Susa) é uma cidade e município da costa oriental da Tunísia e capital da província homónima. O município tem 45 km² de área e em 2004 tinha 173 047 habitantes (densidade: 3 845,5 hab./km²).[1] Na Antiguidade e Idade Média a cidade teve os nomes de Hadrim e Hadrumeto.

A cidade situa-se à beira do golfo de Hammamet do mar Mediterrâneo, 150 km a sudeste de Tunes, 93 km a sul de Hammamet, 21 km a noroeste de Monastir, 57 km a leste de Cairuão e 135 km a norte de Esfax.

Geografia

Situação

Sousse ocupa uma localização geográfica no centro da Tunísia, na costa do Sahel tunisiano com vista para o Mar Mediterrâneo na fronteira com o leste do país. A cidade se estende por 45,2 km e está localizada 25 metros acima do nível do mar[2].

Administração

A município de Sousse é a capital de uma governadoria que se estende por 2669 km[3]Está dividido em quatro distritos municipais[4] Sousse Nord, Sousse Sud, Sousse Médina e Sousse Riadh. Os dois primeiros são criados em e os dois últimos em 19 de fevereiro de 1982. Os seus principais constituintes e delegações são em número de quatro: Sousse Sidi Abdelhamid, Sousse Médina, Sousse Jawhara e Sousse Riadh.

Seu código geográfico é 31.

Sousse City
Panorama de Susa

Economia

Skylines de Susa e a zona individual

É a terceira maior cidade de Tunisia, depois de Tunis e Sfax. Susa tem como principal atividade econômica o turismo de sol e praia, devido ao clima mediterrâneo e uma rede de diversos resorts ao longo do litoral. A cidade também se destaca pela produção de azeite e plantações de azeitona no interior da cidade. O porto local traz movimentação à parte central da cidade.

Transporte

Sahel Metro em Susa
Sousse-Bab Jedid estação.

Sousse está bem conectada com a rede principal da Tunisian Railways, com linhas não eletrificadas para Tunis (desde 1899), Sfax (desde 1911) e Kasserine (desde 2004) com trens acionados por unidade múltipla a diesel e locomotiva. O terminal principal da Gare Sousse fica no centro da cidade, enquanto a Gare Kalaa Seghira serve uma rota de desvio.

Desde 2010, a linha eletrificada do Metrô do Sahel segue para o sul até o Aeroporto Internacional Monastir Habib Bourguiba, Monastir e Mahdia. Esta linha tem a estação Sousse - Bab Jadid como seu terminal norte no centro da cidade de Sousse, e 4 estações adicionais na cidade.

Ônibus intermunicipais e microônibus de faixa vermelha (os chamados louage s) conectam Sousse com muitas cidades na Tunísia. O transporte urbano em Sousse é servido por rotas de ônibus articulados e convencionais, louages ​​de faixa azul e táxis baratos. A 600 mm a ferrovia Sousse - Kairouan Decauville operou de 1882 a 1996, antes de ser reagrupada para a bitola 1000 mm.

Educação

A cidade tem a Universidade de Sousse, anteriormente conhecida como Universidade do Centro, com em particular o seu Ibn El Jazzar, Faculdade de Medicina e a Escola Nacional de Engenheiros de Sousse, bem como o Instituto Superior de Música de Sousse fundado em 1999.

Observe também a presença de uma série de escolas secundárias, como a escola secundária piloto de Sousse, a escola secundária para meninos, a escola secundária Tahar-Sfar (anteriormente a escola secundária para meninas), a escola secundária de 20 de março de 1934 (colégio técnico), o colégio Abdelaziz-El-Bahi ou o colégio Jawhara e faculdades, como o Pilot College de Sousse, o Mohamed El Aroui College ou o Constantine College.

Esporte

Estádio Olímpico de Sousse

A equipa desportiva que representa a cidade de Susa é Étoile Sportive du Sahel, uma equipa polidesportiva que se desenvolve em várias disciplinas como o futebol (principal modalidade da equipa), andebol, basquetebol e voleibol. a étoile é a única equipe da Tunísia a evoluir em 4 disciplinas.

l'étoile evolui no Estádio Olímpico de Sousse. um estádio com capacidade para 28.000 lugares e que será renovado para cerca de 42.000 lugares.

Referências

  1. a b «Population, ménages et logements par unité administrative : Gouvernorat : Sousse». www.ins.nat.tn (em francês). Instituto Nacional de Estatística da Tunísia. 2004. Consultado em 22 de março de 2014 
  2. [1].
  3. [2].
  4. [3].
O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Susa
Ícone de esboço Este artigo sobre geografia da Tunísia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.