Médenine

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Tunísia Médenine

مدنين

Mednine

 
  Município  
Gorfas do alcácer de Médenine
Gorfas do alcácer de Médenine
Gorfas do alcácer de Médenine
Localização
Médenine está localizado em: Tunísia
Médenine
Localização de Médenine na Tunísia
Coordenadas 33° 20' N 10° 29' E
País Tunísia
Província Médenine
Delegação Médenine
Características geográficas
Área total 55 km²
População total (2004) [1] 61 705 hab.
Densidade 1 121,9 hab./km²
Altitude 100 m
Código postal 4100

Médenine ou Mednine (em árabe: مدنين; romaniz.:Madanīyīn) é uma cidade do sudeste da Tunísia. É a capital da delegação (espécie de distrito ou grande município) e província (gouvernorat) de homónimas. A delegação tem 55 km² de área e em 2004 tinha 61 705 habitantes (densidade: 1 121,9 hab./km²).[1]

Situada na planície de Djeffara, a cidade ocupa uma posição central, a sul do golfo de Gabès, 75 km a sudeste de Gabès, 65 km a oeste de Zarzis, 97 km a sudoeste de Houmt Souk (na ilha de Djerba), 50 km a norte de Tataouine e 108 km a oeste da fronteira com a Líbia (distâncias por estrada).

Para a maior parte dos turistas que visitam esta parte do sul da Tunísia, Médenine é conhecida principalmente pelo seu alcácer, uma espécie de celeiro e armazém tradicional fortificado partilhado entre diversas tribos berberes e constituído por células semi-cilíndricas chamadas gorfas. É também o ponto de partida de numerosas excursões turísticas.

A cidade tem alguma indústria, nomeadamente de cerâmica (tijolos e ladrilhos) e engarrafamento de azeite (uma das grandes produções da região, que está coberta de olivais muito pouco densos mas muito extensos). Na aldeia de Koutine, a norte da cidade há também uma fábrica de laticínios, de bebidas gasosas e de engarrafamento da água mineral da marca Jektiss. A cidade conta ainda com um grande hospital, que ostenta o nome do primeiro presidente da república tunisino e herói da independência, Habib Bourguiba, e diversos institutos superiores.

História[editar | editar código-fonte]

Antes do período colonial francês, Médenine era o principal centro de comércio do sul da Tunísia, que atraía mercadores de todo o Norte de África e mesmo de Império de Canem, na Nigéria.

A 6 de março de 1943 teve lugar em Médenine a Operação Capri (também conhecida Batalha de Médenine), parte da Campanha da Tunísia da Segunda Guerra Mundial, durante a qual os panzers do Afrika Korps alemão tentaram atrasar o ataque do 8º Exército Britânico, então estacionado na cidade, sobre a Linha Mareth. Esta era constituída por uma série fortificações construídas pelos franceses e usadas pelo Eixo para tentar deter o avanço dos Aliados a partir do leste, que ia da zona costeira de Gabès até ao norte de Médenine. O contra-ataque alemão cifrou-se num fiasco, tendo os combates sido abandonados no fim do mesmo dia.

Uma parte da cidade foi usada nas filmagens de Star Wars: Episódio I – A Ameaça Fantasma, de 1999.

Notas e referências[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Médenine
  1. a b «Population, ménages et logements par unité administrative : Gouvernorat : Mednine». www.ins.nat.tn (em francês). Instituto Nacional de Estatística da Tunísia. 2004. Consultado em 12 de agosto de 2012. Cópia arquivada em 12 de agosto de 2012 
Ícone de esboço Este artigo sobre geografia da Tunísia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.