Parque Nacional da Lagoa do Peixe: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Linha 27: Linha 27:
[[Categoria:Parques nacionais do Brasil|Lagoa do Peixo]]
[[Categoria:Parques nacionais do Brasil|Lagoa do Peixo]]


[[es:Parque Nacional del Lago del Pez]]
[[es:Parque Nacional de la Laguna del Pez]]

Revisão das 23h48min de 1 de setembro de 2007

O Parque Nacional da Lagoa do Peixe está localizado no litoral sul do estado do Rio Grande do Sul, abrangendo os municípios de Tavares (80%), Mostardas (17%) e São José do Norte(3%). A unidade foi criada pelo Decreto nº 93.546 de 06.11.1986 e possui área de de 34.400 ha e perímetro de 138,84 km (cálculo cartográfico).


O acesso pelo norte é feito a partir de Porto Alegre, através da RS-040 até Capivari (90 km - estrada asfaltada); de Capivari do Sul, pela RST-101 até Mostardas (120 km - estrada asfaltada), onde se localiza a sede administrativa do Parque (Praça Prefeito Luiz Martins nº 30, Telefone: (0xx51) 3673-1464 e Fax: (xx051) 3673-1464). Daí aos limites da unidade são mais 25 km. As cidades mais próximas do PARNA são Tavares e Mostardas, que distam da capital do estado, Porto Alegre, 230 e 200 km, respectivamente.

Clima

O clima é subtropical úmido, apresentando temperatura média de 16,5º C e precipitações médias anuais de 1.186 mm.


Fauna e flora

Situada entre 31º26' S, 51º10' W e 31º14'S, 50º54'W, a Lagoa do Peixe - tecnicamente uma laguna, pois tem um canal de comunicação com o mar durante a maior parte do ano - é abrigo para grandes concentrações de aves migratórias do Hemisfério Norte (no verão) e Sul (no inverno), dentre elas capororocas (Coscoroba coscoroba), flamingos (Phoenicopterus ruber), biguás, maçaricos-de-peito-vermelho, gaivotas, talhamares, pirus-pirus, trinta-réis, maçaricos e o cisne-de-pescoço-preto (Cygnus melanocoryphusos). Dentre os mamíferos podem ser avistados graxains, tatus, pequenos roedores e, entre os meses de julho e outubro, a baleia franca migrando para Santa Catarina. Trazidos pelas correntes marinhas não é raro se encontrar nas areias da praia tartarugas marinhas, pingüins e mesmo lobos-marinhos, confome a época do ano. A Mata de Restinga, os banhados e as dunas completam as atrações da unidade.


Outras atrações

O Parque não dispõe de infra-estrutura de visitação e é proibido acampar em sua área. Muito interessante é o passeio pela orla do mar ou da Lagoa dos Patos, nas proximidades do parque, onde podem ser encontrados vestígios de diversos naufrágios e faróis que registram o grande perigo para os navegantes nesta parte do Rio Grande do Sul. Dentre eles destacam-se o Farol de Mostardas e o Farol da Solidão na orla do Atlântico, e o Farol Cristóvão Pereira e o Farol Capão da Marca, às margens da Lagoa dos Patos.

Ligações externas