Ara Pacis: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
DorganBot (discussão | contribs)
m Bot: Adicionando: ru:Алтарь Мира
SieBot (discussão | contribs)
m Bot: Adicionando: tr:Ara Pacis
Linha 31: Linha 31:
[[ru:Алтарь Мира]]
[[ru:Алтарь Мира]]
[[sv:Ara Pacis]]
[[sv:Ara Pacis]]
[[tr:Ara Pacis]]

Revisão das 02h09min de 1 de novembro de 2007

Recinto externo da Ara Pacis, painel com a deusa Roma e parte inferior com decoração.

Ara Pacis é um altar dedicado por César Augusto em 30 de Janeiro de 9 a.C. à deusa Pax (Paz), para celebrar o período da Pax Romana. Foi colocado numa zona do Campo Marzio consagrada à celebração das vitórias, local emblemático por estar a uma milha (1 472 m) dos limites sagrados da cidade de Roma (o Pomerium), onde os cônsules de retorno de uma expedição militar perdiam os poderes relativos (imperium militiae) e assumiam os poderes civis (imperium domi).

Este momento, uma obra-prima da arquitectura romana, representa um dos mais significativos testemunhos da arte da época de Augusto, e pretende simbolizar o período de paz e prosperidade vivido durante a Pax Romana). De facto, a 5 de Julho de 13 a.C., o Senado decidiu construir um altar dedicado a esse feito, em ocasião do retorno de Augusto de uma expedição pacificadora de três anos na Hispânia e na Gália meridional.

A dedicatória, i.e., a cerimónia de consagração solene, apenas teria lugar a 9 de Janeiro de 9 a.C., data importante por ser o aniversário de Livia, a esposa do príncipe.

Bibliografia

  • Moretti, G. Ara Pacis Augustae. 1946
  • Simon, E. Ara Pacis Augustae. 1967

Ligações externas

Commons
Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Ara Pacis