Vidia Ioga: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Linha 46: Linha 46:
'''[[Sânscrito]]'''
'''[[Sânscrito]]'''
Todos os termos utilizados no Vidya Yoga são em Sânscrito, mantendo a originalidade das técnicas. O Sânscrito é a língua da antiga Índia, uma das mais antigas do mundo, e sua escrita é denominada Devanágari – "Escrita dos Deuses”.
Todos os termos utilizados no Vidya Yoga são em Sânscrito, mantendo a originalidade das técnicas. O Sânscrito é a língua da antiga Índia, uma das mais antigas do mundo, e sua escrita é denominada Devanágari – "Escrita dos Deuses”.

'''[[VIDYA YOGA, MAHAVIDYA YOGA, RAJA VIDYA YOGA E O BHAGAVAD GITA]]'''
Muitas pessoas confundem Vidya Yoga, Yoga Vidya, Maha Vidya Yoga e Raja Vidya Yoga. O site "The Insight" ( http://www.the-insight.com/articles/vidya-yoga.html ) mostra as diversas variações. Mas sem sombra de duvida que VIDYA YOGA é uma linha ancestral, nascida nos sopés dos Himalayas, citada no Bhagavad Gita e atualmente conduzida no Brasil por Shri Swami Vyaghra Yogi, nos Estados Unidos por Shri Swami Vidyananda. O patrono é o conhecido Shri Swami Vyaghrananda Pashupati Bhagwan (Bhagwan quer dizer "detentor das riquezas espirituais").


== '''A Codificação Contemporânea''' ==
== '''A Codificação Contemporânea''' ==

Revisão das 23h05min de 4 de janeiro de 2008

Vidya Yoga é a atual designação para um antigo ramo do Yoga denominado Raja Vidya Yoga.

O Raja Vidya Yoga, assim como o Vajramushti, foi trazido ao Brasil pelo Grão-Mestre Shri Swami Vyaghrananda, em 1960, após passar por vários países. Em 1980 foi fundado o Vidya Yoga Ashram, em Curitiba - PR, pelo seu discípulo Shri Swami Vyaghra Yogi, atual Grão-Mestre do Vidya e Presidente da Ordem Filosófica. O Vidya Yoga segue a tradição paramparay - transmissão de conhecimento de Mestre a discípulo - o que permitiu que o vasto conhecimento da Cultura Hindu Rishi fosse perpetuado ao longo de mais de dez mil anos, desde que surgiu na Índia, nos sopés dos Himalaias, mais precisamente no Vale do Badarayana, no ano 8710 a.C.

"Vidya" é o termo sânscrito que origina-se da raíz "Vid", que significa conhecimento, verdade, ciência. Desta mesma raiz deriva a palavra Veda.

O Vidya Yoga é uma linha pré-clássica, com orientação Samkhya e Tantra.

O objetivo do Vidya Yoga é conduzir o praticante à iluminação da consciência (samádhi), através de puja (reverência e transmissão de energia), ásanas (posições psico-físicas), pranayamas (técnicas respiratórias), yoganidra (relaxamento consciente), samyama (concentração, meditação e dilatação da consciência), mantras (sons iniciáticos), kriyas (purificação do organismo), etc, além da Filosofia Vidyayogarishi, que propicia o autoconhecimento e transformação pessoal.


O Vidya Yoga Sádhana

O Vidya Yoga Sádhana é o ritual iniciático da Filosofia Sagrada Vidya Yoga.

A prática do Vidya Yoga em primeiro lugar relaciona-se com o corpo e suas funções biológicas, sendo que os primeiros efeitos a serem sentidos são relaxamento geral e bem-estar físico. O segundo aspecto da prática está relacionado com a mente, com sentimentos e comportamento. O terceiro aspecto da prática relaciona-se com as emoções e com aspectos filosóficos. E finalmente, o último aspecto a ser desenvolvido com a prática é o Despertar da Consciência – o Samádhi.

Durante o Vidya Yoga Sádhana, o praticante expande a consciência sobre o seu corpo e sobre como sua mente e seu coração reagem diante da cada técnica realizada, gerando o autoconhecimento e, assim, a oportunidade de transformação pessoal, melhorando a sua qualidade de vida. Desenvolve-se uma filosofia de pensamento que estuda o ser humano e a natureza de forma integral, sempre buscando a auto-realização espiritual.

Partes do Vidya Yoga Sádhana

Uma prática de Vidya Yoga é composta regularmente pelas seguintes partes:

Puja significa "saudação com respeito". No Vidya Yoga o Puja é utilizado como técnica de transmissão de energia saudável e positiva para pessoas e ambientes, através da qual é criada uma conexão com a egrégora do Vidya Yoga.

Pranayama são técnicas respiratórias para expansão e domínio da energia. através do Pranayama o praticante aprende a respirar corretamente e desenvolve uma respiração plena e ritmada, expandindo a capacidade pulmonar, promovendo a distribuição do Prana (energia vital), combatendo os efeitos da poluição e do stress e o envelhecimento precoce, além de aumentar a concentração e a memória, entre outros benefícios.

Ásana são posições físicas que induzem a um estado de interiorização e concentração. Através da contração e distensão de músculos, plexos e glândulas, aumentam a consciência do corpo e das suas funções, assim como o seu domínio. São técnicas que ampliam a força, equilíbrio, alongamento, flexibilidade de articulações, alinham a coluna vertebral, promovem uma intensa circulação sangüínea e energética, desbloqueando canais de energia. Cada ásana promove benefícios específicos, como autoconfiança, diminuição da ansiedade, firmeza, criatividade, coragem, paciência, tonificante dos órgãos, equilíbrio hormonal, etc.

Yoganidra é técnica de relaxamento físico, mental e emocional. As técnicas de relaxamento são desenvolvidas através da conscientização do corpo, parte a parte, até ser atingido um estado de relaxamento, onde são afastadas as sensações exteriores. O Yoganidra combate o stress, a depressão e a ansiedade. Deurante este relaxamento consciente, ocorre o reequilíbrio do corpo energético, regeneração celular, descarregam-se as tensões da mente e emoção, trazendo ao praticante a sensação de ter tido um longo período de descanso.

Samyama: Pratyahara, Dhárana, Dhyána e Samádhi São técnicas de abstração dos sentidos, concentração, meditação e dilatação da Consciência. Seus benefícios são sentidos de forma tão eficaz que cientistas aprovam e recomendam sua prática. Com a mente concentrada, o praticante alcança um domínio muito grande sobre seu corpo, sua saúde e sua vida, obtendo consciência espiritual.

Técnicas e conhecimentos utilizados durante o Sádhana

Mantra significa "instrumento do pensamento". São sons iniciáticos com efeitos nos planos físico e astral. Através da vocalização destes sons o praticante conecta-se com a egrégora e consigo mesmo, despertando a sua energia latente interior e promovendo um estado de concentração e interiorização.

Fisiologia Energética é o estudo dos processos sutis que ocorrem em nosso corpo. Durante o Sádhana o praticante é estimulado a sentir estes processos e toma consciência de seu campo energético, nadis (canais de energia), chakras, Kundaliní, Prana, etc.

Mudrás são posições de mãos, pés, olhos e corpo. São gestos que trabalham a polaridade do corpo (eletromagnetismo) direcionando o fluxo da energia e da consciência, em conjunto com diversas outras técnicas, como Pranayama, Ásana, Samyama e outras.

Yantra são símbolos iniciáticos que representam e expressam nossa vida interior. No Vidya Yoga são utilizadas técnicas de Yantra principalmente em Samyama e Yoganidra.

Kriya é "ação purificadora". São técnicas que purificam internamente o organismo, a mente e a emoção. Alguns Kriyas são praticados durante os sádhanas, como o Pranakriya Pranayama e o Kapalabhati Kriya. O kriyas úmidos (com a utilização de água) são realizados em vivências específicas, tais como Neti Kriya (purificação das fossas nasais), Dhauti Kriya (purificação do estômago), Nauli Kriya e outros. O Kriya elimina resíduos, mantendo o organismo livre de toxinas e poluição. Elimina também emoções contidas, trazendo leveza e equilíbrio.

Sânscrito Todos os termos utilizados no Vidya Yoga são em Sânscrito, mantendo a originalidade das técnicas. O Sânscrito é a língua da antiga Índia, uma das mais antigas do mundo, e sua escrita é denominada Devanágari – "Escrita dos Deuses”.

VIDYA YOGA, MAHAVIDYA YOGA, RAJA VIDYA YOGA E O BHAGAVAD GITA Muitas pessoas confundem Vidya Yoga, Yoga Vidya, Maha Vidya Yoga e Raja Vidya Yoga. O site "The Insight" ( http://www.the-insight.com/articles/vidya-yoga.html ) mostra as diversas variações. Mas sem sombra de duvida que VIDYA YOGA é uma linha ancestral, nascida nos sopés dos Himalayas, citada no Bhagavad Gita e atualmente conduzida no Brasil por Shri Swami Vyaghra Yogi, nos Estados Unidos por Shri Swami Vidyananda. O patrono é o conhecido Shri Swami Vyaghrananda Pashupati Bhagwan (Bhagwan quer dizer "detentor das riquezas espirituais").

A Codificação Contemporânea

O Vidya Yoga possui a estrutura de toda a sua codificação no Gama Yama Samhitá, também conhecido como Gandharva Vidya ou Gandharva Veda. Os Gandharvas eram, simbolicamente, os “reveladores celestes” da antiga Índia, o período pré-clássico. Os Gandharvas revelavam todas as verdades materiais e a Verdade Divina para o conhecimento da Vida nesta dimensão são em que vivemos. Além disso, o Vidya Yoga reconhece a autoridade mundial dos Yoga Sutra, a famosa coleção dos aforismos do Yoga de Shri Maharishi Patanjali, como um magnífico tratado de filosofia e técnica do Yoga Antigo, seguindo-o como um dos livros básicos para o conhecimento da sua linha. Em sua codificação contemporânea, mantém a estrutura antiga ditada por Shiva pela transmissão iniciática (paramparay). Apenas acrescentou uma ordem à estrutura (Vidya), a qual se apresenta dividida em seis partes:

1- RAJA VIDYA - Estrutura filosófica e científica

2- MAHA VIDYA - Estrutura iniciática das linhas

3- GUHYA VIDYA - Ciência Yogi

4- YODHA VIDYA - Conhecimento do Guerreiro

5- DASASHTA DIKSHA GUPTA VIDYA -18 iniciações secretas

6- CHIKITSA VIDYA SHASTRA - Tratado de medicina antiga Yogi


1 - RAJA VIDYA - Estrutura filosófica e científica

Samkhyá Filosofia de pensamento
Tantra Filosofia de comportamento
Hatha Vidya Ciência da respiração
Bhúta Vidya Ciência do mundo espiritual
Rajadiksha Iniciações


2- MAHA VIDYA - Estrutura iniciática das linhas

Karma Yoga Yoga da Ação
Ásana Yoga Yoga do Físico
Yantra Yoga Yoga dos Símbolos Iniciáticos
Kriya Yoga Yoga da Purificação
Mantra Yoga Yoga do Som Iniciático
Yogadiksha Iniciações


3- GUHYA VIDYA - Ciência Yogi

Vidya Mantram Mantram da Escola Vidya Yoga e outros
Ayurswarachakra Biorritmologia yogi
Swadhyáya Auto-estudo
Mantradiksha Iniciações


4- YODHA VIDYA - Conhecimento do Guerreiro

Dhyana Yukta Meditação do guerreiro
Yodhanayama Domínio do guerreiro
Vajraupásana Técnica do guerreiro


5- DASASHTA DIKSHA GUPTA VIDYA -18 iniciações secretas

Pranavadiksha Iniciação ao OM
Swamantradiksha Mantra próprio
Karma Vidya Estudo do Karma Geral e Coletivo
Swakarmadiksha Estudo do Karma Individual
Gupta Sharvayanadiksha Estudo da Magia
Ekadasi Pranayamadiksha Prática de 11 dias com Pránáyáma Iniciático
Shapta Maithunadiksha Prática sexual tântrica (7 graus)
Chakra Margadiksha Desenvolvimento dos chakras (abertura e desenvolvimento)
Yantradiksha Simbologia e onirologia
Kripadiksha Toque do Mestre e iniciações
Nyasamargadiksha Identificações internas
Namadiksha Nome iniciático
Maunadiksha Jejum, sádhana e silêncio
Sankalpamarga diksha Prática iniciática reservada aos avançados
Oghadiksha Iniciação à Ordem Vidya Yoga
Vidya Mudradiksha Técnicas secretas
Lingashariradiksha Projeção do corpo astral
Achtar Vidyadiksha Técnicas de magia tântrica Shaiva


6- CHIKITSA VIDYA SHASTRA - Tratado de medicina antiga Yogi

Ayurveda Medicina tradicional indiana
Ayurswarachakra Biorritmologia yogi (Físico, Mental, Emocional, Espiritual)
Yantrayanachikitsa Símbolos secretos terapêuticos
Chikitsahastha Terapia manual, Polarização, Energética, Quiropraxia Indiana
Yogachikitsa Yogaterapia
Gandhachikitsa Aromaterapia
Varnachikitsa Cromoterapia
Rasayanachikitsa Cristalogia
Keralachikitsa Massagem Indiana Kerala
Nadíchikitsa Pulsologia Radial e Fisiognomonia
Chakrachikitsa Terapia dos Chakras
Chikitadikshas Terapias/Iniciação

Fontes

1) Vishwa Unnyayan Samsad, New Delhi, India.

2) Ordem Filosofica Mundial Vidya Yoga Ashram, Quatro Barras, Brazil, South America.

3) Arte, Filosofia e Técnica do Vidya Yoga (Editora Ícone - Prof. Dr. Uberto Gama e Profa. Dra. Elisabeth Yamada)

4) Ritha Mishra Das, Lawyer, New Delhi, India.