Gaseificação: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Albmont (discussão | contribs)
Redirect
 
Macau500 (discussão | contribs)
Linha 1: Linha 1:
Os processos de '''gaseificação''' transformam combustíveis sólidos ou líquidos em uma mistura combustível de gases, chamada [[gás de síntese]]. Utiliza-se como materia prima materiais geralmente ricos em [[carbono]], como [[carvão]], [[Madeira (material)|madeira]], ou outros tipos de [[biomassa]].
#REDIRECT [[gás de síntese]]

Existem diversas tecnologias de gaseificação, a maioria uiliza quantidades de [[oxigênio]] inferiores à quantidade [[estequiométrica]] para a [[combustão]] completa, de modo que a mistura de [[gás|gases]] restantes da reação seja ainda um combustível. Em alguns casos, utiliza-se também [[vapor de água]].

==Processos==
A gaseificação envolve basicamente cinco processos, podendo ocorrer numa mesma região e equipamento ou não, dependo da tecnologia empregada.

* Em primeiro, ocorre a ''secagem'', durante o aquecimento do combustível. Esta etapa é mais significativa e lenta para combustíveis mais úmidos, como [[Madeira (material)|madeira]] e [[biomassa]] em geral.

* A ''[[pirólise]]'' (ou desvolatilização) se inicia a pelo menos 300ºC, quando ocorre vaporização das partes [[voláteis]] e se inicia a fragmentação das partículas sólidas.

* A ''[[combustão]]'', ou reação do material com [[oxigênio]] é necessária ao processo, já que necessita-se de uma fonte de calor para os demais processos. Esta fase pode ocorrer no próprio reator principal, em um [[gerador de vapor]] ou [[câmara de combustão]]. O que se [[queima]] pode ser parte do próprio [[gás de síntese]], os outros produtos da gaseificação (líquidos e sólidos) ou mesmo o combustível primário.

* A ''gaseificação'' em si ocorre quando o [[carbono]] e os [[hidrocarbonetos]] do combustível reagem parcialmente com o [[oxigênio]], gerando [[monóxido de carbono]] (CO) e gás [[hidrogêno]] (H2). Este processo pode ocorrer em [[temperatura]] de 400ºC a 900ºC.

* Há ainda as reações de conversão de [[monóxido de carbono]] em [[hidrogênio]], em alguns casos propositalmente induzidas através da adição de vapor, durante ou após a gaseificação.




{{esboço-engenharia}}
[[Categoria: Química]]

Revisão das 04h00min de 21 de fevereiro de 2008

Os processos de gaseificação transformam combustíveis sólidos ou líquidos em uma mistura combustível de gases, chamada gás de síntese. Utiliza-se como materia prima materiais geralmente ricos em carbono, como carvão, madeira, ou outros tipos de biomassa.

Existem diversas tecnologias de gaseificação, a maioria uiliza quantidades de oxigênio inferiores à quantidade estequiométrica para a combustão completa, de modo que a mistura de gases restantes da reação seja ainda um combustível. Em alguns casos, utiliza-se também vapor de água.

Processos

A gaseificação envolve basicamente cinco processos, podendo ocorrer numa mesma região e equipamento ou não, dependo da tecnologia empregada.

  • Em primeiro, ocorre a secagem, durante o aquecimento do combustível. Esta etapa é mais significativa e lenta para combustíveis mais úmidos, como madeira e biomassa em geral.
  • A pirólise (ou desvolatilização) se inicia a pelo menos 300ºC, quando ocorre vaporização das partes voláteis e se inicia a fragmentação das partículas sólidas.
  • A combustão, ou reação do material com oxigênio é necessária ao processo, já que necessita-se de uma fonte de calor para os demais processos. Esta fase pode ocorrer no próprio reator principal, em um gerador de vapor ou câmara de combustão. O que se queima pode ser parte do próprio gás de síntese, os outros produtos da gaseificação (líquidos e sólidos) ou mesmo o combustível primário.
  • Há ainda as reações de conversão de monóxido de carbono em hidrogênio, em alguns casos propositalmente induzidas através da adição de vapor, durante ou após a gaseificação.



Ícone de esboço Este artigo sobre engenharia (genérico) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.