Castelo de Avô

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


Castelo de Avô
Porta do Castelo
<div style="position:absolute;top:Erro de expressão: Operador * inesperadopx; left:Erro de expressão: Operador * inesperadopx; width:3px; height:3px; background:#FF0000" title="Localização" onmouseover="width:5px;height:5px;">
Construção (antes de 412)
Estilo
Conservação Ruinas
Homologação
(IGESPAR)
N/D
Aberto ao público Sim

O Castelo de Avô localiza-se na vila e na freguesia de Avô, no Município de Oliveira do Hospital, Distrito de Coimbra, em Portugal.[1]

O Castelo de Avô está classificado como Imóvel de Interesse Público desde 1963.[1]

História[editar | editar código-fonte]

O lugar de Avô e seus domínios foram doados pelo Conde D. Henrique ao bispo de Coimbra. A sua fortificação, entretanto, é atribuída ao reinado de D. Afonso Henriques (1112-1185).

A evolução histórica e arquitectónica do castelo requer maiores pesquisas. Em meados do século XIX a estrutura já estaria abandonada quando, em 1856, a sua cantaria foi reutilizada na construção da ponte de Ribeira de Moura. Posteriormente, particulares da região teriam prosseguido na utilização das antigas pedras, degradando inteiramente o monumento.

O conjunto dos panos de muralhas remanescentes no castelo, que compreende as ruínas da Ermida de São Miguel em seu perímetro, foi classificado como Imóvel de Interesse Público por Decreto publicado em 25 de Outubro de 1963.

Características[editar | editar código-fonte]

O castelo apresentava planta com formato irregular, em estilo gótico.

Referências

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Castelo de Avô

Ligações externas[editar | editar código-fonte]