Torre de Redondos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Se procura o castelo no Redondo, distrito de Évora, veja Castelo de Redondo.
Searchtool.svg
Esta página foi marcada para revisão, devido a incoerências e/ou dados de confiabilidade duvidosa. Se tem algum conhecimento sobre o tema, por favor, verifique e melhore a coerência e o rigor deste artigo.
Torre de Redondos
TorresBuarcos1.JPG
Mapa de Portugal - Distritos plain.png <div style="position:absolute;top:Erro de expressão: Operador * inesperadopx; left:Erro de expressão: Operador * inesperadopx; width:3px; height:3px; background:#FF0000" title="Localização" onmouseover="width:5px;height:5px;">
Construção ()
Estilo
Conservação
Homologação
(IGESPAR)
IIM
(DL 2/96 de 6 de Março de 1996)
Aberto ao público
Site IGESPAR70908

A Torre de Redondos, também referida como Castelo de Redondos, localiza-se na povoação e freguesia de Buarcos, concelho de Figueira da Foz, distrito de Coimbra, em Portugal.

No cruzamento da Rua de Santa Cruz com a Rua do Castelo, na realidade trata-se apenas de um cunhal, remanescente de uma antiga torre, integrante do desaparecido Castelo de Redondos.

História[editar | editar código-fonte]

Defesa deste antigo ancoradouro na foz do rio Mondego, o castelo encontra-se citado em uma doação de D. Afonso Henriques (1112-1185), com a data de 1143. Apresentava planta quadrada e erguia-se em posição dominante sobre a povoação medieval.

Com a construção do Fortaleza de Buarcos, a partir do século XIV, perdeu importância estratégica, vindo a desaparecer.

Esta estrutura remanescente encontra-se classificada como Imóvel de Interesse Municipal, por Decreto publicado em 6 de Março de 1996.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]