Lida

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: "Diospolis" redireciona para este artigo. Para a antiga cidade da Anatólia, veja Niksar. Para a cidade nos Estados Unidos, veja Lida (Nevada).
Lida

Brasão de armas de Lida
Hebraico לֹד, לוֹד
Árabe اَلْلُدّْ
Governo Cidade
Também grafada Lod (oficialmente)
Distrito Central
Coordenadas 31° 57′ N, 34° 53′ L
População 77.223 (2019)
Jurisdição 12.226 dunans (12,22 km²)
Prefeito Ilan Harari
Website www.lod.muni.il
Tumba de São Jorge em Lida

Lida, cujo nome oficial em hebraico é Lod (לוֹד; em grego: Λύδδα / Διόσπολις; romaniz.:Lydda, depois Diospolis; "cidade de Deus") é uma cidade de Israel, no distrito Central, com 77,223 habitantes em 2019. Nessa cidade encontra-se o maior aeroporto de Israel, o Aeroporto Internacional Ben Gurion. É uma das chamadas "cidades mistas" de Israel, com significativa população tanto de judeus quanto de árabes. Na cidade, encontra-se a tumba de São Jorge.

História[editar | editar código-fonte]

Segundo a Bíblia[editar | editar código-fonte]

Segundo a Bíblia, foi fundada por um membro da tribo judaica de Benjamim chamado Samed (1Cr 8:12). No Novo Testamento, foi cenário da cura de um paralítico efetuada por Pedro (At 9: 32-35). É a cidade onde São Jorge possivelmente nasceu (entre 256 e 285), passou a infância e a juventude. Ele era um soldado na guarda do imperador Diocleciano. Após sua morte, na cidade de Nicomédia, seus restos mortais foram transferidos para Lida pelo imperador romano Constantino I, que mandou aí construir uma igreja em memória do santo.

Período romano[editar | editar código-fonte]

Em 200, o imperador Sétimo Severo estabeleceu uma cidade romana ali, chamando-a de Colônia Lúcia Septímia Severa Dióspolis. Depois, ela passou a ser chamada de Georgiópolis, em homenagem a São Jorge, que nasceu na cidade.

Atualmente[editar | editar código-fonte]

Atualmente, Lida ou Lod é uma das cidades mistas de Israel, com grande população judia mas também grande número de árabes, sobretudo muçulmanos. A cidade é também um centro de turismo cristão, pois na cidade encontra-se a tumba de São Jorge.

Geminações[editar | editar código-fonte]

Lida possui as seguintes cidades-gémeas:

Referências

  1. «Piatra Neamţ - Twin Towns». Piatra-Neamt.net. Consultado em 3 de fevereiro de 2010. Arquivado do original em 24 de maio de 2013 
Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia de Israel é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.