Estádio Kadir Has

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Kadir Has Stadyumu
Estádio Kadir Has

Características
Local Caiseri,  Turquia
Coordenadas 38° 44′ 14″ N, 35° 25′ 23″ L
Gramado Natural (105 x 68m)
Capacidade 32 864 espectadores
Construção
Data 20062009
Custo 63 000 000 
Inauguração
Data 8 de março de 2009 (15 anos)
Partida inaugural Kayserispor 0–2 Fenerbahçe
Recordes
Público recorde 32 013 espectadores
Data recorde 10 de dezembro de 2017 (6 anos)
Partida com mais público Kayserispor 1–1 Beşiktaş
Expandido 2013
Competições Turquia Süper Lig
Turquia Copa da Turquia
Proprietário Kayserispor
Administrador Kayserispor
Arquiteto Ofis Mimarca

O Estádio Kadir Has (em turco, Kadir Has Stadyumu) é um estádio multiuso localizado na cidade de Caiseri, na Turquia, com capacidade para receber até 32 864 espectadores[1]. Faz parte de um enorme complexo esportivo construído na região suburbana da cidade intitulado Complexo Esportivo Atatürk. Inaugurado oficialmente em 2009, substituiu o antigo Kayseri Atatürk Stadyumu, que tinha capacidade para receber até 25 918 espectadores[2].

É atualmente a casa onde o Kayserispor, tradicional clube da cidade, manda seus jogos oficiais por competições nacionais e continentais.

Infraestrutura[editar | editar código-fonte]

Visão panorâmica da parte interna do estádio

O novo estádio foi construído como parte de um grande centro esportivo e recreativo. As obras começaram em novembro de 2006, tendo sido inaugurado em março de 2009, embora as obras já tivessem sido totalmente concluídas em 2008. O projeto do estádio, de responsabilidade do arquiteto turco Ofiss Mimarca, incluiu treliças de aço gigantes sobre a facahda externa. O telhado é anexado a elas e abaixo delas encontram-se arquibancadas de duas camadas divididas por 52 camarotes.

É reconhecido como um dos estádios de futebol mais modernos do país, contando com uma ampla rede de restaurantes, cafeterias e áreas VIP para seus visitantes em suas dependências. Em seu entorno, por sua vez, encontram-se construídos 2 grandes shopping centers e um estacionamento aberto com capacidade para abrir até 1.785 veículos.

O complexo esportivo onde encontra-se o estádio é interconectado por linhas de trens de alta velocidade pertencentes ao sistema de metrôs de Caiseri, facilitando a locomoção dos torcedores para o estádio em dias de jogos[1].

Partidas Importantes[editar | editar código-fonte]

O estádio foi escolhido como um dos 8 estádios-sede da Copa do Mundo FIFA Sub-20 de 2013, tendo sido o local em que ocorreu a cerimônia de abertura seguida pela primeira partida da competição disputada entre as seleções de Cuba e da Coreia do Sul. Para abrigar o torneio, precisou ser remodelado para atender às exigências da UEFA. Dentre as modificações, incluem-se a colocação de cobertura para todos os assentos do estádio, além de um novo ambulatório médico, uma nova sala de imprensa e de novos banheiros públicos. Ao fim da competição, foi credenciado pela UEFA com 4 estrelas[3].

Referências

  1. a b «Kadir Has Stadyumu – StadiumDB.com». stadiumdb.com. Consultado em 18 de abril de 2021 
  2. «Kayseri Atatürk Stadyumu – Stadyumlar.net». Stadyumlar.net - Stadyum Projeleri, Türkiye Stadyumları, Dünya Stadyumları (em turco). 4 de abril de 2020. Consultado em 18 de abril de 2021 
  3. «An internal view of the Kadir Has Stadium and FIFA flag flying before...». Getty Images. Consultado em 18 de abril de 2021