Estação Ecológica de Tamoios

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book-4.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, o que compromete a verificabilidade (desde outubro de 2013). Por favor, insira mais referências no texto. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

A Estação Ecológica de Tamoios, também conhecida como EsEc Tamoios, é formada por 29 ilhas da Baía da Ilha Grande, lajes e rochedos e o entorno marinho de raio de 1 km ao redor destes, representando apenas 4% da área da Baía.[1] Esta área protegida foi criada pelo governo federal em 1990 com os objetivos de preservação da natureza, realização de pesquisas e educação ambiental e também servir de área para o monitoramento marinho junto às usinas nucleares.

Além de servir como local de monitoramento da qualidade ambiental da Baía, a EsEc funciona como refúgio, local de alimentação e berçário para os animais marinhos e das ilhas, auxiliando na preservação dos recursos pesqueiros e da beleza paisagística, gerando benefícios às comunidades da região.[2]

Referências

  1. Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). «Mapa EsEc Tamoios» (PDF). Consultado em 7 de janeiro de 2018. 
  2. Eletrobras Eletronuclear
Ícone de esboço Este artigo sobre Ecologia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.