Saltar para o conteúdo

Estação Ségur

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ségur
Estação Ségur
Plataformas da estação, em direção a Boulogne.
Uso atual Estação de metropolitano
Administração RATP Metrô de Paris
Linhas Linha 10
Código 0204
Tipo de estação Subterrânea
Plataforma 2
Informações históricas
Inauguração 29 de setembro de 1937
Próxima estação
Sentido Boulogne
Sentido Gare d'Austerlitz
Ségur

Ségur é uma estação da linha 10 do Metrô de Paris, localizada no limite do 7.º e do 15.º arrondissements de Paris.

A estação foi inaugurada em 1937. Ele está situada na avenue de Suffren e tira seu nome da avenue de Ségur situada a uma centena de metros ao noroeste. Esta última avenida, pelo seu nome, presta homenagem ao marquês Philippe Henri de Ségur (1724-1801) que foi marechal da França e secretário de Estado de Guerra de 1780 a 1787. O nome de Ségur é mais conhecido pelos romances de sua neta por aliança, a condessa de Ségur (1799-1874), que incluem entre outros: Les Malheurs de Sophie, Mémoires d'un âne, Les Petites Filles modèles.

As placas sobre as plataformas portam como sub-título UNESCO, devido à introdução da estação próximo da sede desta instituição especializada que faz parte da Organização das Nações Unidas. Este sub-título, no entanto, não é mostrado nos mapas.

Em 2011, 1 627 318 passageiros entraram nesta estação.[1] Ela viu entrar 1 604 694 passageiros em 2013, o que a coloca na 275ª posição das estações de metrô por sua frequência em 302.[2][3]

Serviços aos Passageiros

[editar | editar código-fonte]
Entrada da estação na avenue de Suffren

A estação tem dois acessos perto do cruzamento da avenue de Suffren e da rue Pérignon.

Ségur é uma estação de configuração padrão: ela tem duas plataformas laterais, separadas pelas vias do metrô e a abóbada é elíptica. A decoração é do estilo usado pela maioria das estações de metrô: a faixa de iluminação é branca e arredondada no estilo "Gaudin" da renovação do metrô da década de 2000, e as telhas em cerâmica brancas biseladas recobrem os pés-direitos, a abóbada e o tímpano. Os quadros publicitários são em faiança da cor de mel e o nome da estação é também em faiança. Os assentos são do estilo "Motte" de cor vermelha.

Intermodalidade

[editar | editar código-fonte]

A estação não tem qualquer correspondência com a rede de ônibus RATP.

Pontos turísticos

[editar | editar código-fonte]

A estação se situa perto da UNESCO, da avenue de Breteuil, famosa avenida levando aos Invalides, bem como a Escola Militar, no final do Campo de Marte.

Uma parte do filme 3 Dias para Matar é rodada na saída da estação Ségur.[4]

Referências

  1. Entradas anuais provenientes de fora da estação (via pública, correspondências de ônibus, rede SNCF, etc.) Arquivado em 18 de julho de 2014, no Wayback Machine., no site data.ratp.fr. Consultado em 5 de novembro de 2012.
  2. Tráfego anual de entradas por estação (2013) Arquivado em 8 de março de 2013, no Wayback Machine., no site data.ratp.fr, consultado em 31 de agosto de 2014.
  3. O número de 302 estações não inclui a estação fictícia Funicular de Montmartre. Esta última é de fato considerada como uma estação de metrô (e dois pontos de parada) pela RATP e anexada estatisticamente à linha 2, razão pela qual a RATP anuncia 303 estações e não 302 em 2013.
  4. [www.ratp.fr/fr/ratp/c_7186/des-scenes-inoubliables/ «Des scènes inoubliables rubrique « 3 Days to Kill »»] Verifique valor |url= (ajuda). ratp.fr. Consultado em 29 de dezembro de 2016. …tournage dans la station Cinéma de Porte des Lilas et de la sortie de métro Ségur et tournage en bus .
O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Estação Ségur