Estados do Sudão

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Sudão
Emblem of Sudan.svg

Este artigo é parte da série:
Política e governo do
Sudão



Atlas

Abaixo está a lista dos 25 estados do Sudão organizados por suas originais províncias sob domínio britânico. Língua árabe são versões, conforme o caso, entre parênteses. Estados que não eram províncias antes de 1994, estão marcados com (*). Transliterações do árabe para Inglês pode variar, em especial, o artigo "al" por vezes é transliterado como "el". Números correspondem aos do mapa à direita.[1]

Estados do Sudão (ver lista de legenda)

Estados sob controle da Republica do Sudão[editar | editar código-fonte]

Estados sob controle do Governo Autônomo do Sudão do Sul[editar | editar código-fonte]

Os dez estados seguintes estiveram sob a administração do Governo Autônomo do Sul do Sudão. Os estados estão subdivididos em 86 condados. Estes estados foram desmembrados do Sudão para formar a República do Sudão do Sul em 9 de julho de 2011.

Autonomia regional[editar | editar código-fonte]

História[editar | editar código-fonte]

O Sudão Anglo-Egípcio possuía oito mudirias, ou províncias, que eram ambíguas quando foram criadas, mas tornaram-se bem definidas no início da Segunda Guerra Mundial. As oito províncias eram: Nilo Azul, Darfur, Equatória, Kassala, Khartoum, Cordofão, Northern e Upper Nile. Em 1948, Bahr al Ghazal dividiu-se da Equatória.

Houve numerosas novas províncias criadas em 1 de julho de 1973. Darfur do Norte e Darfur do Sul foram criadas da cisão de Darfur, enquanto o Cordofão dividiu-se em Cordofão do Norte e Cordofão do Sul. Al Jazirah e White Nile foi cindida do Blue Nile. River Nile foi cindida do Norte. Red Sea foi cindida Kassala.

Uma nova divisão de províncias ocorreu em 1976. Lakes gerou Bahr al Ghazal, e Jonglei gerou Upper Nile. Equatoria dividiu-se em Oriental e Ocidental. Houve, portanto, dezoito províncias. Em 1991, o governo reorganizou as divisões administrativas em nove estados federais, correspondentes a nove províncias que tinham existido entre 1948 e 1973.

Em 14 de fevereiro de 1994, o governo reorganizou novamente, criando vinte e seis wilayat (estados). A maioria dos wilayat eram as antigas províncias ou sub-regiões administrativas de uma província. Como parte da nova estrutura no governo no sul do Sudão, em 2005, Bahr al Jabal foi renomeado para Equatória Central. Em 2006, foi dividida e o Cordofão Ocidental fundiu-se com o Cordofão do Norte e o Cordofão do Sul.

Referências

  1. States of Sudan para statoids.com

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Translation Latin Alphabet.svg
Este artigo ou seção está a ser traduzido. Ajude e colabore com a tradução.