Esterificação

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

[1]

Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde maio de 2015). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Esterificação ou Esterificação direta, também chamada de Esterificação de Fischer, ocorre quando um ácido carboxílico reage com um álcool produzindo éster e água, sendo que a reação inversa é denominada reação de hidrólise.

Essa reação se assemelha a uma reação de neutralização (Ácido " Base Sal " Água) apenas na aparência, uma vez que o éster formado é molecular, ao contrário dos sais, que são iônicos.

Exemplo de Reação de Neutralização:

A reação de esterificação direta é lenta, reversível, com um rendimento usual da ordem de 60% e deve ser catalisada por ácidos minerais fortes (H2SO4 ou HCl concentrados). Nesse tipo de reação, a ordem de reatividade dos álcoois é: primário, depois secundário e por último terciário, em que os álcoois terciários são muito pouco reativos.

Na prática, os ésteres mais comuns são os encontrados nos óleos e nas gorduras vegetais e animais. Esses produtos são misturas de ésteres da glicerina com ácidos carboxílicos de cadeias longas, que são os chamados ácidos graxos.Embora esses ésteres já existam na natureza, podemos imaginar que eles seriam formados por reações do tipo:


Os glicerídios são os óleos e as gorduras, de grande importância na alimentação humana e dos animais (embora o excesso de triglicerídios no sangue possa provocar doenças, como as do coração).

Considerando que a esterificação direta é uma reação lenta e reversível, que tende para um estado de equilíbrio, podemos preparar ésteres com maior rapidez e rendimento usando variantes da esterificação direta.

Como a reação de esterificação é um reação reversível, nós podemos ter 3 tipos de reações que ocorrem no sentido contrário, são elas:

Hidrólise ácida:

Nesta reação, temos um éster reagindo com a molécula de água, em meio ácido, resultando numa molécula de ácido carboxílico e álcool.

Hidrólise básica ou reação de saponificação:

Nesta reação, temos um éster reagindo com uma base, resultando numa molécula de sal orgânico e álcool.

Alcoólise ou transesterificação:

Bastante semelhante a reação do éster com um álcool, um éster reagirá com um álcool, produzindo um novo éster e um novo álcool.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

  1. Usberco e Salvador, João e Edgard (2014). Conecte Química Volume Único. São Paulo: Saraiva