Saltar para o conteúdo

Estádio El Helmántico

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Estádio El Helmántico

Estádio El Helmántico em 2005, durante o amistoso entre Espanha e China.
Nome El Helmántico
Características
Local Carretera de Zamora, 1, Villares de la Reina
Castela e Leão, Espanha
Gramado Grama natural (105 x 68 m)
Capacidade 17 341 espectadores
Construção
Data 1969
Inauguração
Data 8 de abril de 1970
Partida inaugural Salamanca 0 x 0 Sporting
Primeiro gol Calero (Salamanca)
Proprietário UD Salamanca (1970–2013)
Salamanquense (2016–)
Desarrollos Empresariales Deportivos (2016–)
Arquiteto Antonio García
Fernando Población

O Estádio El Helmántico é um estádio de futebol da Espanha, localizado em Villares de la Reina, na província de Salamanca.

O estádio foi inaugurado em 8 de abril de 1970, no mesmo lugar onde havia o antigo Campo del Calvario. Sua primeira partida oficial foi no mesmo dia, entre Salamanca e Sporting, que terminou sem gols. O primeiro gol foi feito pelo atacante Calero, também do Salamanca, que derrotara o Real Valladolid por 2 a 1.

Em 1971, a Seleção Espanhola disputou seu primeiro jogo no estádio contra a Turquia. A Fúria venceu por 3 a 0, gols de Manolín Cuesta e Carlos Santillana. No total, a Espanha realizou 5 partidas no El Helmántico, sendo o último deles contra a Lituânia, pelas eliminatórias da Eurocopa de 2012 (os espanhóis venceram por 3 a 1), que serviu também como uma homenagem a Vicente del Bosque, nascido em Salamanca e revelado pelo Salamanquense - foi no El Helmántico que Del Bosque fez seu único gol pela Fúria, na vitória por 5 a 0 sobre o Chipre, nas eliminatórias da Eurocopa de 1980.

Desde a extinção do Salamanca em 2013, por problemas financeiros, o estádio passou a ser utilizado pelo Salamanquense[1], que disputa a Segunda División B (terceira divisão nacional), desde 2016.

Dentro do complexo esportivo de El Helmántico, encontra-se o mini-estádio Javier Sotomayor (denominado em homenagem ao ex-saltador cubano, recordista no salto em altura e considerado um dos melhores na história da modalidade), popularmente chamado Pistas del Helmántico, onde o Unionistas de Salamanca (um "clube fênix" do Salamanca original, fundado em 2013) manda seus jogos.

Galeria de imagens

[editar | editar código-fonte]

Ligações externas

[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «El Salmantino liderará el proyecto de los nuevos dueños del Helmántico». La Crónica de Salamanca. 11 de julho de 2016. Consultado em 19 de julho de 2016