Evangelho Árabe da Infância de Jesus

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Evangelho Árabe da Infância de Jesus é um texto que deriva de outras fontes antigas. Segundo o autor árabe Ahmed Ibn Idris, ele é considerado o quinto evangelho e seu autor teria sido Pedro, com bases e dados fornecidos por Maria. Foi publicado em 1677 .

Venerado pelos coptas do Egito, lá teve ampla divulgação. Foram localizados versões grega, latina, eslava, armênia e árabe. Na França, século XVIII teve várias traduções. A primeira parte do evangelho é baseada no Proto-Evangelho de Tiago e evangelho de Mateus e de Lucas. A segunda é inspirada nos próprios textos árabes, e a última no Evangelho Pseudo-Tomé.

É constituído de três partes:

  • O nascimento de Jesus - baseado no Proto-Evangelho de Tiago.
  • Milagres durante a ida ao Egito - aparentemente baseadas apenas nas tradições locais.
  • Os milagres de Jesus como um menino - baseado no Evangelho Pseudo-Tomé.

Esse texto era conhecido por Isho'dad de Merv, Pai da Igreja síria, em seu comentário bíblico relativo ao Evangelho de Mateus. A narrativa do Evangelho Árabe da Infância, em especial na segunda parte relativa aos milagres no Egito, podem ser encontradas também no Alcorão.

Segundo alguns críticos, a sua presença no Alcorão pode ser devido à influência que o Evangelho tinha entre os árabes. Não é conhecida com certeza que o Evangelho estava presente no Hejaz, mas pode ser visto como provável. No entanto, afirmam os apologistas islâmicos que o Evangelho foi traduzido para o árabe no período islâmico devido à textos defeituosos em árabe bem como a extrema raridade dos textos escritos no período pré-islâmico da Arábia.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Elliott, James K. The Apocryphal New Testament: A Collection of Apocryphal Christian Literature in an English Translation. Oxford: Oxford University Press, 1993.
  • Tricca, Maria Helena de Oliveira. Apócrifos, os Proscritos da Bíblia. São Paulo: Mercuryo, 1989.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um livro relacionado ao Cristianismo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.