A banda foi formada em 1981, pelo guitarrista Akihito Kinoshita, após a sua saída da banda Hard Shock.[3] Depois do lançamento de três álbuns por uma gravadora independente, a banda tinha o que parecia ser uma separação temporária. No entanto, Kinoshita trabalhou em torno disto e assinou um grande contrato com a Tokuma Japan Communications. Em 1997, o grande álbum de estreia do Saber Tiger, Project One, empurrou a banda para a frente da cena do metal japonês florescente. O álbum é, essencialmente, um álbum solo de Kinoshita, com músicos famosos convidados; o vocalista Ron Keel (ex-Steeler e Keel), o baixista Naoto Shibata (Anthem), e o baterista Hirotsugu Honma (ex-Ezo e Loudness).[4]
A banda, em seguida, passou a gravar e lançar três álbuns de sucesso (assim como alguns outros), enquanto oficialmente foi reformada com Takenori Shimoyama nos vocais, Tomohiro sanpei no baixo, e Yoshio Isoda na bateria.
Trabalhando juntos, eles produziram mais dois álbuns, Paragraph 3 - Museum e Brain Drain.
Em 2001, a banda fez seu primeiro lançamento em sua nova gravadora VAP, nomeando, simplesmente, o álbum de Saber Tiger. Com a VAP eles continuariam lançando F.U.S.E., The History of the New World, e o single "Eternal Loop". Os álbuns Paragraph 3 e The History of the New World tiveram suas músicas de assinatura regravadas, com uma nova formação da banda e com um som mais pesado e orientado. Eles também lançaram um álbum ao vivo chamado Live 2002 Nostalgia, em CD e DVD. Em 2010, a banda anunciou o reencontro com os ex-membros Takenori Shimoyama (vocal), Yasuharu "Machine" Tanaka (guitarra) e Tomohiro Sanpei (baixo), e com Yasuhiro Mizuno como seu novo baterista. Eventualmente, Takanobu Kimoto (ex-Double Dealer e Concerto Moon) substituiu Sanpei no baixo. Eles começaram a trabalhar no novo álbum, em um estúdio da sua cidade natal de Sapporo. O álbum Decisive foi lançado em 3 de agosto de 2011, e foi seguido por uma turnê.