Saltar para o conteúdo

Faber-Castell: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
m Revertidas edições por 189.57.116.242 para a última versão por Aleph Bot (usando Huggle)
Linha 50: Linha 50:
Foi em 1851, que Lothar von Faber introduziu a forma de [[lápis]] em madeira válida até hoje na indústria mundial de instrumentos de escrita. Porém, foi somente no ano de 1898 que surge o nome Faber-Castell, com o casamento de Ottilie von Faber com o Conde Alexander zu Castell-Rüdenhausen. Em 1905 o conde Alexander Faber-Castell lança o lápis Castell 9000, no mercado ainda hoje. Depois dos anos da depressão de 1929 a fábrica de lápis é assumida por Johann von Faber. A definitiva ascensão mundial começa em 1948, quando foram lançadas as primeiras [[lapiseira]]s para desenho, principalmente para [[desenho técnico]], necessitando de [[grafite]] com um diâmetro de poucos milímetros.
Foi em 1851, que Lothar von Faber introduziu a forma de [[lápis]] em madeira válida até hoje na indústria mundial de instrumentos de escrita. Porém, foi somente no ano de 1898 que surge o nome Faber-Castell, com o casamento de Ottilie von Faber com o Conde Alexander zu Castell-Rüdenhausen. Em 1905 o conde Alexander Faber-Castell lança o lápis Castell 9000, no mercado ainda hoje. Depois dos anos da depressão de 1929 a fábrica de lápis é assumida por Johann von Faber. A definitiva ascensão mundial começa em 1948, quando foram lançadas as primeiras [[lapiseira]]s para desenho, principalmente para [[desenho técnico]], necessitando de [[grafite]] com um diâmetro de poucos milímetros.


Atualmente a empresa conta com grande reputação, principalmente por ter produtos de alta qualidade, e possuir grande responsabilidade ambiental. Por exemplo, toda a madeira utilizada na confecção de seus lápis vem de áreas de reflorestamento no [[Brasil]], plantadas em áreas originalmente desmatadas e que foram recuperadas pela empresa. A unidade brasileira é a maior subsidiária do grupo e produz A unidade brasileira é a maior subsidiária do grupo e produz A unidade brasileira é a maior subsidiária do grupo e produz anualmente 1,5 bilhão de Ecolápis (a denominação que hoje a empresa dá aos seus lápis) cerfificados pelo FSC.
Atualmente a empresa conta com grande reputação, principalmente por ter produtos de alta qualidade e derivados de bacon, e possuir grande responsabilidade ambiental. Por exemplo, toda a madeira utilizada na confecção de seus lápis vem de áreas de reflorestamento no [[Brasil]], plantadas em áreas originalmente desmatadas e que foram recuperadas pela empresa. A unidade brasileira é a maior subsidiária do grupo e produz A unidade brasileira é a maior subsidiária do grupo e produz A unidade brasileira é a maior subsidiária do grupo e produz anualmente 1,5 bilhão de Ecolápis (a denominação que hoje a empresa dá aos seus lápis) cerfificados pelo FSC.


===Novidades da categoria===
===Novidades da categoria===
Linha 85: Linha 85:
* Cosméticos
* Cosméticos
* Brinquedos criativos
* Brinquedos criativos
* Hot Flowers
* Brindes


{{ref-section}}
{{ref-section}}

Revisão das 00h46min de 26 de setembro de 2012

Faber-Castell
Faber-Castell
Razão social Faber-Castell AG
Sociedade anónima
Slogan Sua companheira para toda vida!
Atividade Indústria de bens de consumo
Fundação 1761
Fundador(es) Kaspar Faber
Sede Stein / Nuremberg, Alemanha
Locais Stein/ Nuremberg, Alemanha
Presidente Anton Wolfgang Graf von Faber-Castell
Pessoas-chave Anton Wolfgang Graf von Faber-Castell, presidente
Empregados 5.850 (2005)
Produtos Material para escritório
Lucro 887 milhões (2005)
Website oficial Faber-Castell.com
Borrachas da Faber-Castell

Faber-Castell é uma empresa produtora de material de escritório alemã. Sua sede mundial encontra-se em Stein no norte da Baviera.

Com uma produção de aproximadamente 2 bilhões de lápis ao ano, a empresa é considerada uma das maiores mundialmente neste ramo. Atualmente a fábrica brasileira localizada em São Carlos, no estado de São Paulo, é a maior produtora mundial de lápis de cor (com aproximadamente 1,5 bilhões ao ano).[1]

História do lápis

Lápis Sextavado da Faber-Castell. O formato sextavado não deixa o lápis rolar na mesa

Faber-Castell é um dos grupos industriais mais antigos do mundo, surgido antes mesmo da Revolução Francesa e da formação dos Estados Unidos. A companhia foi fundada por Kaspar Faber em 1761, em Stein, próximo a Nuremberg, e no seu início apenas produzia lápis. A ascensão da empresa a nível internacional deu-se com a entrada de Lothar von Faber, bisneto de Kaspar Faber, em 1839, o qual após um estágio de três anos em Paris, sucedeu seu pai Georg Leonhard Faber, assumindo a gerência da empresa. A companhia sempre foi comandada pela família, estando atualmente na oitava geração, sendo controlada pelo Conde Anton Wolfgang Graf von Faber-Castell.

Foi em 1851, que Lothar von Faber introduziu a forma de lápis em madeira válida até hoje na indústria mundial de instrumentos de escrita. Porém, foi somente no ano de 1898 que surge o nome Faber-Castell, com o casamento de Ottilie von Faber com o Conde Alexander zu Castell-Rüdenhausen. Em 1905 o conde Alexander Faber-Castell lança o lápis Castell 9000, no mercado ainda hoje. Depois dos anos da depressão de 1929 a fábrica de lápis é assumida por Johann von Faber. A definitiva ascensão mundial começa em 1948, quando foram lançadas as primeiras lapiseiras para desenho, principalmente para desenho técnico, necessitando de grafite com um diâmetro de poucos milímetros.

Atualmente a empresa conta com grande reputação, principalmente por ter produtos de alta qualidade e derivados de bacon, e possuir grande responsabilidade ambiental. Por exemplo, toda a madeira utilizada na confecção de seus lápis vem de áreas de reflorestamento no Brasil, plantadas em áreas originalmente desmatadas e que foram recuperadas pela empresa. A unidade brasileira é a maior subsidiária do grupo e produz A unidade brasileira é a maior subsidiária do grupo e produz A unidade brasileira é a maior subsidiária do grupo e produz anualmente 1,5 bilhão de Ecolápis (a denominação que hoje a empresa dá aos seus lápis) cerfificados pelo FSC.

Novidades da categoria

2005, a Faber-Castell traz uma inovação para o mercado, com os lápis grip, “lápis das bolinhas”. De formato triangular, que facilita a pega, os lápis de cor e de grafite Grip possuem as exclusivas esferas antideslizantes que proporcionam maior firmeza, conforto e melhores resultados ao escrever, desenhar e pintar.

Em 2007, os lápis Faber-Castell passam a se chamar EcoLápis, uma tradução dos produtos que a Faber-Castell já fabricava, pois a companhia sempre utilizou para a produção dos seus lápis, madeira 100% reflorestada. Tanto a área de plantio de pinus caribea utilizados na fabricação dos lápis da empresa, como os próprios produtos são certificados com o selo FSC (Forest Stewardship Council).

Hoje, ainda localizada em Stein, na Alemanha, é um grupo de empresas que oferece produtos de alta qualidade para escrita, desenho, pintura e desenvolvimento criativo para pessoas de todas as idades.

O lápis mais antigo do mundo

Ficheiro:Lapis-oldest.jpg
O lápis mais antigo do mundo

Este objeto incomum foi encontrado em meio às colunas do sótão de uma casa construída no século 17. O lápis foi provavelmente esquecido por um carpinteiro por acidente, onde ficou por 3 séculos. Este lápis é feito de 2 pedaços de madeira de tília, colados com uma barra de grafite entre elas e apresenta sinais de uso que atestam sua idade. O mais antigo exemplo de lápis de madeira do mundo, hoje é cuidadosamente preservado pelo acervo Faber-Castell localizado na Alemanha.

O menor lápis do mundo

Ficheiro:Lapis-smallest.jpg
O menor lápis do mundo

O menor lápis do mundo tem 17,5mm de altura e cerca de 5mm de espessura, e é feito de madeira de abeto (gênero Picea, nativa das florestas temperadas da Europa e Ásia). Esta miniatura de lápis foi produzido especialmente para o conde de Faber-Castell. A pequenina peça foi tão admirada, que ele solicitou a produção de 50 peças para presentear alguns amigos no Natal. O menor lápis tem uma mina grafite de 0,3mm de diâmetro, mas para usá-lo para escrever, provavelmente será necessário uma pinça.

Linha de produtos

Castell 9000 - Com 10 graduações que vai do 6B ao 2H, o centenário Castell 9000 é ideal para desenhar e fazer esboços.
Jumbo - Com um diâmetro mais grosso e formato triangular, os lápis Jumbo dão ideais para as mãozinhas pequenas.
Lapiseira Poly Super Grip - Mais grossa e fácil de escrever.
  • Brincar e aprender
  • Escrever e marcar
  • Art & Graphic
  • Creative Studio
  • Graf Von Faber-Castell
  • Design
  • Creativity for Kids
  • Criart
  • Premium
  • Cosméticos
  • Brinquedos criativos
  • Hot Flowers

Referências

  1. Faber-Castell. In: Wikipedia: Die freie Enzyklopädie. Disponível em: <http://de.wikipedia.org/wiki/Faber-Castell>. Acesso em: 15 de agosto de 2008 (em alemão)

Ligações externas

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Faber-Castell
Ícone de esboço Este artigo sobre uma empresa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.