Faca de mergulho

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde outubro de 2013). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
DivingKnife.jpg

A faca de mergulho é considerada um item de segurança no mergulho. Caso o mergulhador fique enroscado no fundo em alguma corda, linha ou rede de pesca, a faca será fundamental para livrá-lo da dificuldade.

A faca de mergulho ainda pode ser utilizada como martelo, chave de fenda, serra e até mesmo como unidade de medida.

Seu uso no mergulho, principalmente autônomo, não deve ser para afetar seres marinhos. Entretanto, na prática de caça-submarina através de mergulho livre, a faca é útil para cortar e retirar peixes capturados.

Características[editar | editar código-fonte]

Existem diversos tipos de facas, variando tanto em tamanho e forma, como no material utilizado para as lâminas.

Tamanho[editar | editar código-fonte]

Existem facas de tamanhos variados, algumas pequenas que permitem ficar presas ao colete equilibrador e outras maiores que normalmente são presas na perna.

Com o objetivo de ser apenas uma ferramenta durante o mergulho, facas grandes podem se tornar um incômodo. Por outro lado, as opções reduzidas não são tão efetivas para determinadas tarefas.

Lâmina[editar | editar código-fonte]

Normalmente são feitas de aço inoxidável (ligas 306, 420, 440, etc) ou titânio. As lâminas de aço inoxidável apresentam maior dureza do que as de titânio mas são mais susceptíveis à corrosão pela água do mar. Quanto maior o número da liga do aço inoxidável, maior sua capacidade de reter o fio de corte, mas menor sua resistência à corrosão.

As lâminas podem ter mais de uma forma de fio de corte em cada lado.

As mais comuns apresentam um lado da lâmina 'liso', para cortes de pequenos cabos e outro lado serrilhado, para cortar linhas de nylon mais grossas ou outros cabos maiores.

O ideal é que a lâmina não tenha ponta para evitar acidentes na sua utilização mas há casos em que uma ponta é realmente necessária.

Bainha[editar | editar código-fonte]

O local de armazenagem da faca de mergulho é importante em determinar sua facilidade de utilização em momentos de necessidade.

O ideal é que permita um desengate rápido da faca, de preferência com apenas uma mão, mas que seja segura o suficiente para não soltar a faca durante um resvalar qualquer.

Algumas opções de bainhas incluem a possibilidade de serem presas à perna do mergulhador, ao cinto ou ao colete equilibrador.

Manutenção[editar | editar código-fonte]

A faca de mergulho também exige manutenção para preservar o fio de corte e evitar acentuação da corrosão.

É recomendado que após cada mergulho, ela seja lavada com água doce para retirar todo o sal.

Pode-se utilizar também silicone em spray na lâmina para ajudar na conservação, mas ele será rapidamente removido no próximo mergulho.