Faisão-dourado

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Como ler uma infocaixa de taxonomiaChrysolophus pictus
Chrysolophus pictus macho
Chrysolophus pictus macho
Estado de conservação
Espécie pouco preocupante
Pouco preocupante (IUCN 3.1) [1]
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Galliformes
Família: Phasianidae
Género: Chrysolophus
Espécie: C. pictus
Nome binomial
Chrysolophus pictus
(Linnaeus, 1758)

O Faisão-dourado (Chrysolophus pictus), também conhecido como faisão-chinês e cateleuma, é uma espécie de faisão, um grupo de aves galliformes da família dos fasianídeos. Não são reconhecidas subespécies[2].

Etimologia[editar | editar código-fonte]

O nome do gênero vem do grego antigo khrusolophos que significa "Com a crista dourada" e pictus vem do latim pingere que significa "pintado".

Descrição[editar | editar código-fonte]

É uma ave nativa das florestas de áreas montanhosas do oeste da China, porem, tem grande população estabelecida fora dessa região, onde foi introduzida como ave ornamental[3].

O macho adulto tem entre 90 e 105cm de comprimento e sua cauda conta por cerca de dois terços desse total. Tem um topete dourado e as penas corporais vermelhas, com áreas azuis nas asas e verde logo abaixo do seu pescoço. Há um leque de penas no pescoço, que pode ser "aberto" cujas cores alternam entre o laranja e o preto. Sua cauda tem como cor predominante canela, ponteada de pintas pretas. Suas pernas e pés, assim como o bico são amarelo opaco, seus olhos são de um amarelo com uma pupila preta e destacada.

A fêmea é bem menos colorida, com plumagem marrom mosqueada mais opaca, semelhante à da fêmea de faisão comum. Ela é mais escura e mais esguia que o macho, medindo entre 60 e 80cm, com uma cauda proporcionalmente mais curta. O peito e as laterais da fêmea são forrados de amarelo-claro e marrom-escuro, o abdômen é amarelo-claro. Elas tem rosto e garganta amarelos. Algumas fêmeas anormais podem obter alguma plumagem masculina. Pernas e pés são de um amarelo opaco.

Hábitos

São aves tipicamente terrestres, mas se empoleiram nas árvores à noite. Assim como outras aves da ordem dos Galináceos ele tem baixa capacidade de voo, preferindo muitas das vezes correr em casos de fuga.

Alimentação

Eles se alimentam tipicamente de grãos, sementes, vegetais, insetos e invertebrados que vivem no solo.[4]

Reprodução

São desovados entre 8 e 12 ovos por vez, e o tempo de incubação leva cerca de 23 dias. O macho possui um chamado característico em época de acasalamento. São animais polígamos, que não possuem parceiros fixos para reprodução.

Galeria[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Lista Vermelha da IUCN. «Chrysolophus pictus (Golden Pheasant)». 2012. Consultado em 18 de agosto de 2014 
  2. https://web.archive.org/web/20091213052451/http://www.birds.cornell.edu/clementschecklist/Clements%20Checklist%206.3.2%20December%202008.xls/view
  3. Long, John L. (1981). Introduced Birds of the World. Agricultural Protection Board of Western Australia. pp. 21–493
  4. Wu, Bao-Hua, and Xiao-Ping Yu Tao Li. "Winter Diet and Digestive Tract of the Golden Pheasant (Chrysolophus Pictus) in the Qinling Mountains, China". Chinese Birds, 北京林業大學期刊編輯部, 2010, www.airitilibrary.com/Publication/alDetailedMesh?docid=16747674-201003-201109260066-201109260066-45-50.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Faisão-dourado