Faisal II do Iraque

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde outubro de 2013). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Faisal II
فيصل الثاني
Rei do Iraque
Reinado 4 de abril de 1939 - 19 de julho de 1958
Coroação 2 de junho de 1953
Predecessor Gazi I
Sucessor Monarquia abolida
Regente Príncipe Abd al-Ellah
Casa Hachemitas
Nome completo
Faisal bin Ghazi bin Faisal bin Hussein bin Ali
Nascimento 2 de maio de 1935
Bagdá, Reino do Iraque
Morte 14 de julho de 1958 (23 anos)
Bagdá, Federação Árabe
Sepultamento Mausoléu real, Adhamiyah
Pai Gazi I
Mãe Aliya bint Ali
Faisal II em um selo iraquiano

Faisal II (2 de maio de 193514 de julho de 1958) foi o último rei do Iraque, que governou entre 4 de Abril de 1939 até 1958.

Foi o filho do segundo rei do Iraque, Ghazi, que morreu em um acidente de automóvel quando Faisal tinha três anos de idade. Durante a maior parte do seu reinado, o seu tio Abdul Illah foi quem governou como regente (até 1953, com a maioridade de Faisal).

Na juventude, Faisal frequentou Harrow School no Reino Unido, juntamente com o seu primo, o rei Hussein da Jordânia. Os dois jovens eram amigos e segundo se diz, planejaram mesmo unir seus dois reinos para contrariar aquilo que eles consideravam ser a ameaça do nacionalismo pan-árabe.

Após a vizinha Síria se ter juntado ao Egito de Nasser na República Árabe Unida, os dois reinados uniram-se em Fevereiro de 1958. Faisal, como o membro mais velho da família Hachemita, tornou-se o líder da nova Federação Árabe do Iraque e Jordânia.

O plano fracassou, com Hussein requerendo a assistência militar iraquiana e com o exército iraquiano, sob o comando de Qasim e Salim Arif marchando sobre Bagdade para proclamar a república. Apesar de lhe ter sido prometida a saída para o exílio, o exército executou o jovem rei e seus familiares que o acompanhavam.

Precedido por
Ghazi
Rei do Iraque
1939-1958
Sucedido por
Zeid
Ícone de esboço Este artigo sobre o Iraque é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Ícone de esboço Este artigo sobre reis é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.