Father Knows Best

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Father Knows Best
Father Knows Best
Papai Sabe Tudo (PT/BR)
Robert Young e Jane Wyatt
Informação geral
Formato Série
Gênero Comédia
País de origem  Estados Unidos
Idioma original inglês
Produção
Elenco Robert Young
Jane Wyatt
Elinor Donahue
Billy Gray
Lauren Chapin
Jean Vander Pyl
Eleanor Audley
Rhoda Williams
Ted Donaldson
Norma Jean Nillson
Tema de abertura 3 de Outubro de 1954
Tema de encerramento 23 de Maio de 1960
Exibição
Emissora de televisão original Estados Unidos CBS
Formato de exibição NTSC
N.º de temporadas 5
N.º de episódios 203

Father Knows Best (br / pt: Papai Sabe Tudo) é um seriado de televisão estadunidense.

Começou a ser transmitido no rádio, em 1949 e estreou na televisão em 1954, permanecendo no ar até 1960, num total de 203 episódios.

No Brasil, foi transmitido na década de 1960, pela TV Tupi; na década de 1970, pela Rede Globo; e na década de 1980, pela TV Cultura.

Atualmente a série é exibida na Rede Brasil de Televisão.

Era estrelada pelo ator Robert Young, que representava Jim Anderson, um pai simpático e sabichão de uma família feliz, composta por ele, sua esposa Margareth, interpretada por Jane Wyatt, e seus três filhos: Betty (Elinor Donahue), Bud (Billy Gray) e Kathy (Lauren Chapin).

O Elenco de Papai Sabe Tudo

A série foi uma das produções que definiu o perfil da década de 1950, em especial a visão do país sobre como seria a família americana ideal. Criada por Ed James, “Papai Sabe Tudo” estreou em 1949 pela rádio NBC, chegando à TV em 1954, pelo canal CBS.

Entre os atores que deram vida à família no rádio, apenas Robert Young fez a transição para a televisão. Apesar de ter entrado para a história da televisão, a série não foi bem recebida quando estreou, sendo cancelada pela CBS em sua primeira temporada. No entanto, a NBC, que percebeu seu potencial e a resgatou, produzindo mais cinco temporadas.

Na história, Young interpreta Jim Anderson, um pacato vendedor de seguros que com a ajuda de sua esposa, Margaret (Jane Wyatt), fazia o máximo para educar seus três filhos: Betty (Elinor Donahue), James (Billy Gray) e Kathy (Lauren Chapin).

Apesar da boa audiência, a série acabou em 1960 a pedido de Robert Young que, cansado de interpretar o mesmo personagem por onze anos (somando o período do rádio e da TV), pediu para o canal encerrar sua produção. A série teria a produção de dois telefilmes que reuniram o elenco original. Em 2008 “Papai Sabe Tudo” iniciou sua carreira em DVD. A Shout! Factory já lançou as cinco primeiras temporadas. Além disso, existe um projeto de levar a série para o cinema.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre séries de televisão é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.