Vigna angularis

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Feijão-azuqui)
Ir para: navegação, pesquisa


Como ler uma caixa taxonómicaVigna angularis
feijão-azuqui
Feijões-azuqui

Feijões-azuqui
Classificação científica
Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Magnoliopsida
Ordem: Fabales
Família: Fabaceae
Subfamília: Faboideae
Tribo: Phaseoleae
Género: Vigna
Espécie: V. angularis
Nome binomial
Vigna angularis
(Willd.) Ohwi & H. Ohashi

Vigna angularis, conhecida pelo nome comum de feijão-azuki, é uma erva anual da família das Fabaceae, subfamília papilionoídea, com sementes vermelho-escuras ou roxas, alimentícias, nativa da China. É uma leguminosa muito popular no Japão, onde é usado em sua culinária. Também é amplamente cultivado no Himalaia e diferentes partes do leste da Ásia. No Brasil, ainda é pouco conhecido, mas vem ganhando espaço, sobretudo pelos colonos japoneses na região de São Paulo. O feijão azuki é uma cultura subtropical que requer temperaturas entre 15 e 30 ºC durante o ciclo, e tolera maiores taxas de precipitação que o feijão comum.

Vigna angularis é rico em fibras dietéticas que ajudam a regular os níveis de açúcar e colesterol. Apresenta elevado teor de proteínas e minerais como cálcio, fósforo e magnésio, contendo também vitamina A, vitamina B9 e folato.

Ícone de esboço Este artigo sobre leguminosas (família Fabaceae), integrado no Projeto Plantas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.