Feira das Colheitas

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Broom icon.svg
As referências deste artigo necessitam de formatação (desde fevereiro de 2018). Por favor, utilize fontes apropriadas contendo referência ao título, autor, data e fonte de publicação do trabalho para que o artigo permaneça verificável no futuro.

A Feira das Colheitas, em Arouca, é um evento anual que foi idealizado e fundado por António de Almeida Brandão[1] no ano de 1944[2]) e que se tornou as festas oficiais do município. É uma feira das actividades económicas que se realiza todos os anos na última semana do mês de setembro.

Começou por ser uma feira e festa dos lavradores do concelho de Arouca[3], com vários concursos agrícolas, organizada pelo Grémio da Lavoura de Arouca e, mais tarde, pela Cooperativa Agrícola de Arouca, algumas vezes associada às festas do concelho, com o apoio da Câmara Municipal de Arouca. Gradualmente tornou-se as festas oficiais do município de Arouca com a colaboração da Cooperativa Agrícola de Arouca e de várias instituições, associações e entidades locais. O seu programa inclui concertos musicais, danças tradicionais, concursos (dos quais se destacam o Concurso Nacional de Raça Bovina Arouquesa[4], o Concurso «O Vinho Verde de Arouca» e o Concurso «A Melhor Broa Caseira» ), exposições e sessões de fogo de artifício, numa altura em que o comércio local é, fortemente, incrementado e promovido, bem como a gastronomia arouquense[5] [6][7], da qual se destacam os pratos gastronómicos de carne arouquesa[8][9] e a doçaria de Arouca[10][11].

No seu género, a Feira das Colheitas foi a primeira que surgiu no país, anterior à Feira do Ribatejo, hoje Feira Nacional da Agricultura, cujo aparecimento se verificou em 1953, ou seja, nove anos mais tarde[12]. Trata-se, na contemporaneidade, do evento socioeconómico mais importante e com maior impacto do concelho de Arouca[13].

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]