Ferrovia do Panamá

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

A ferrovia do Canal do Panamá ou ferrovia do Panamá (em castelhano: Ferrocarril de Panamá) é uma linha ferroviária que liga os oceanos Atlântico ao Pacífico na América Central. A rota se estende por 76,6 km através do istmo do Panamá, de Colón] (Atlântico) a Balboa (Pacífico, perto da Cidade do Panamá).[1] Por causa das difíceis condições físicas da rota e do estado da tecnologia, a construção foi reconhecida como uma conquista internacional da engenharia, que custou 8 milhões de dólares e a vida de cerca de 5 mil0 a 10 mil trabalhadores. Inaugurada em 1855, a ferrovia precedeu o Canal do Panamá em meio século; o canal foi posteriormente construído paralelo à ferrovia.

Conhecida como Panama Railroad Company quando foi fundada no século XIX, a linha hoje é operada como Panama Canal Railway Company. Desde 1998, é propriedade conjunta da Kansas City Southern e da Mi-Jack Products e alugada ao governo do Panamá.[2] A Ferrovia do Canal do Panamá atualmente oferece serviços de carga e passageiros.

A linha foi construída pelos Estados Unidos e o principal incentivo foi o grande aumento no tráfego de passageiros e carga do leste dos EUA para a Califórnia após a corrida do ouro de 1849. O Congresso dos Estados Unidos forneceu subsídios a empresas para operar navios de correio e passageiros a vapor nas costas e apoiou alguns fundos para a construção da ferrovia, que começou em 1850; o primeiro trem rentável percorreu toda a extensão em 28 de janeiro de 1855.[3] Referida como uma "ferrovia interoceânica" quando foi inaugurada, [5] foi mais tarde também descrita por alguns como uma ferrovia "transcontinental", apesar de atravessar apenas o estreito istmo que conecta os continentes da América do Norte e do Sul.[4][5][6][7]

Por um tempo, a Ferrovia do Panamá também possuía e operava navios oceânicos que forneciam correio e serviço de passageiros para algumas das principais cidades das costas leste e oeste dos Estados Unidos, respectivamente. A infraestrutura dessa ferrovia foi de vital importância para a construção do Canal do Panamá em uma rota paralela meio século depois.

Referências

  1. Barrett, John (1913). «Panama Canal». HathiTrust. Consultado em 7 de fevereiro de 2017 
  2. «kcsi.com». www.kcsi.com 
  3. Grigore, Julius. "The Influence of the United States Navy Upon the Panama Railroad." (1994).
  4. The Panama Rail Road, retrieved 2008-06-06.
  5. "The Panama Railroad" (Central Pacific Railroad Photographic History Museum), retrieved 2008-06-06.
  6. "Engines of our Ingenuity", Episode No.1208: THE PANAMA RAILROAD], retrieved 2008-06-06.
  7. Britannica, The New Panama Railroad: World’s Ninth Wonder, 2007-04-17.


Flag-map of Panama.svg Panamá
História • Política • Subdivisões • Geografia • Economia • Demografia • Cultura • Turismo • Bandeira • Portal • Imagens