Filas

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book.svg
Este artigo ou secção não cita fontes confiáveis e independentes (desde abril de 2010). Ajude a inserir referências.
O conteúdo não verificável pode ser removido.—Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Filas ou File (em grego: Φιλαί; transl.: Philaí; em latim: Philae), também chamado Pilaque ou Paaleque (em egípcio: Pilak ou P'aaleq , lit. "lugar remoto", "fim", ou ainda "ilha em ângulo") é uma ilha egípcia no rio Nilo, localizada perto da primeira catarata, a cerca de sete quilómetros de Assuão.

História[editar | editar código-fonte]

Antigamente encontrava-se nesta ilha, um complexo de templos que com a construção da barragem do Assuão acabavam por ficar submersos durante a maior parte do ano. Por esta razão o conhecido templo de Ísis da ilha foi desmontado e reconstruído na ilha vizinha de Agilquia, a cerca de 300 metros.

Templo de Ísis[editar | editar código-fonte]

O templo de Ísis começou a ser construído na época de Nectanebo I, embora seja, sobretudo, uma obra da era ptolomaica. Na Antiguidade, os peregrinos desembarcavam no sul da ilha, onde se encontrava o pavilhão de Nectanebo. Passando-se por dois pórticos que formavam um V, chegava-se ao primeiro pilone do templo, que apresenta uma altura de 18 metros, possuindo, na fachada, representações de deuses; é, também, mostrada a cena clássica do faraó a combater os inimigos do Egito.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Imagem: Monumentos Núbios de Abul-Simbel a Filas O sítio arqueológico de Filas está contido no sítio "Monumentos Núbios de Abul-Simbel a Filas", Património Mundial da UNESCO. Welterbe.svg
Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia do Egito, integrado ao Projeto África é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.