Filoviridae

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


Como ler uma infocaixa de taxonomiaFiloviridae
Partículas virais de membros do gênero Marburgvirus.
Partículas virais de membros do gênero Marburgvirus.
Classificação científica
Grupo: Grupo V ((-)ssRNA)
Família: Filoviridae
Gêneros
Marburgvirus

Ebolavirus

Os filovírus, membros da família Filoviridae, fazem parte de um grupo de vírus particularmente mortal para o organismo humano.[1] O primeiro filovírus de que se tem história é o Marburg que foi descoberto na cidade de mesmo nome na Alemanha em macacos que vieram da África para estudos em 1967. O segundo vírus descoberto dessa família, e também o mais famoso, foi o Ebola que foi isolado pela primeira vez em 1976 a partir de uma epidemia de febre hemorrágica que ocorreu próximo ao rio Ebola.

As duas piores epidemias e mais famosas descrevem um verdadeiro terror na cidade de Kikwit, em 1995 e nos países Guiné, Libéria, Serra Leoa e Congo em 2014. Este ultimo ganhou muita notoriedade da imprensa internacional por ter sido o pior de todos, fato esse que disseminou a fama do vírus Ebola pelo mundo todo.

Houve ainda algumas pequenas epidemias em alguns países da África com registros do vírus Ebola e Marburg e suas mortalidades sempre estiveram na faixa de 50% a 90%.

Hoje, falam-se que existem 4 Filovírus: o Marburg e três Ebolas (Zaire, Sudão e Reston).

As pesquisas apontam que o fiel hospedeiro do vírus é o Morcego-da-fruta. Sabe-se que os vírus são transmitidos por fluidos orgânicos infectados, como o sangue, a saliva, a urina, o esperma, as secreções nasais. A incubação tem período entre 3 a 9 dias e seu óbito vem na maioria das vezes por febre hemorrágica, com destruição dos tecidos e falência dos órgãos.

Referências

  1. «Filoviridae». Encyclopædia Britannica Online (em inglês). Consultado em 15 de novembro de 2019 


Ícone de esboço Este artigo sobre vírus é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.