Flavorizante: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
bot: revertidas edições de 200.135.90.250 ( modificação suspeita : -58), para a edição 16491473 de 200.133.47.2
Linha 97: Linha 97:


os flavorizantes natural e artificial são feitos a partir das mesmas substâncias químicas (apenas com origem natural ou sintética), a diferença que existe entre eles é insignificante. Na verdade, os flavorizantes artificiais às vezes são mais confiáveis porque precisam ser testados por questões de segurança. Os fabricantes geralmente preferem usá-los, pois sua produção é mais barata e pode ser constante.
os flavorizantes natural e artificial são feitos a partir das mesmas substâncias químicas (apenas com origem natural ou sintética), a diferença que existe entre eles é insignificante. Na verdade, os flavorizantes artificiais às vezes são mais confiáveis porque precisam ser testados por questões de segurança. Os fabricantes geralmente preferem usá-los, pois sua produção é mais barata e pode ser constante.
Para evitar a ação do tempo nos alimentos, as indústrias se valem de agentes que preservam a integridade do produto, aumentando a sua data de validade. Existem dois grandes g
Para evitar a ação do tempo nos alimentos, as indústrias se valem de agentes que preservam a integridade do produto, aumentando a sua data de validade. Existem dois grandes grupos: os antioxidantes e os antimicrobiais. Os antioxidantes são compostos que previnem a deterioração dos alimentos por mecanismos oxidativos. A oxidação envolve a adição de um átomo de oxigênio ou a remoção de um átomo de hidrogênio das moléculas que constituem os alimentos. São dois os principais tipos de oxidação: a auto-oxidação dos ácidos graxos insaturados (i.e., aqueles que contém uma ou mais ligações duplas nas cadeias alquílicas) e a oxidação catalizada por enzimas. No primeiro caso, a reação envolve as ligações duplas do ácido graxo com o oxigênio molecular (O2). Os produtos desta reação, chamados radicais-livres, são extremamente reativos, produzindo compostos responsáveis pelo mau odor e pela rancificação do alimento.

Revisão das 12h07min de 4 de setembro de 2009

Flavorizantes ou saborizantes são substâncias (naturais ou sintéticas) ou misturas que adicionadas a um alimento ou medicamento lhes conferem um sabor característico.

Composição

Um grande número de ésteres possuem aromas e/ou sabores agradáveis, sendo usados como flavorizantes na forma pura ou misturadas. Os produtos informam no rótulo a existência de flavorizantes na sua composição.

Nome do éster Fórmula Aroma/sabor
Butanoato de etila C3H7 - COO - C2H5 abacaxi
Formato de isobutila H - COO - C4H9 framboesa
Formato de etila H - COO - C2H5 pêssego
Butanoato de pentila C3H7 - COO - C5H11 abricó
Acetato de pentila CH3 - COO - C5H11 pêra
Etanoato de octila CH3 - COO - C8H17 laranja
Etanoato de benzila CH3 - COO - CH2 - C6H5 gardênia
Etanoato de pentila CH3 - COO - C5H11 banana
Heptanoato de etila C6H13 - COO - C2H5 vinho
Etanoato de etila CH3 - COO - C2H5 maçã
Nonilato de etila C8H17 - COO - C2H5 rosa
Antranilato de metila H2N - C4H6 - COO - CH3 jasmim
Caprilato de etila C5H11 - COO - C2H5 pinha
Acetato de etila CH3 - COO - C2H5 menta
Butanoato de butila C3H7 - COO - C4H9 damasco
Etanoato de isobutila CH3 - COO -C4H9 morango
Ícone de esboço Este artigo sobre Química é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

Especialistas de sabores são cientistas de alimentos que combinam química e talento artístico para criarem sabores perfeitos. O trabalho desses profissionais geralmente requer meses de adaptações e testes para criar um único flavorizante ou aditivo flavorizante. Isso porque o sabor é muito mais do que uma sensação gustativa. Embora o gosto seja uma sensação química percebida pelas células receptoras e interpretada pelo cérebro, o sabor é uma combinação de estímulos gustativos, olfativos, táteis, térmicos e até doloridos. O sabor é o gosto do alimento, assim como o cheiro, a textura e consistência. Entretanto, durante o processo de fabricação, o sabor do alimento pode mudar ou se perder. Alguns sabores precisam ser substituídos, enquanto outros, acrescentados para aprimorar o gosto ou criar novos produtos. Os flavorizantes são um tipo de aditivo alimentar, um grupo enorme que também inclui os aditivos nutricionais, os agentes de processamento, os conservantes e os agentes sensoriais. Existem pelo menos 1.200 compostos flavorizantes disponíveis comercialmente, cada um formado de substâncias ou misturas químicas

os flavorizantes natural e artificial são feitos a partir das mesmas substâncias químicas (apenas com origem natural ou sintética), a diferença que existe entre eles é insignificante. Na verdade, os flavorizantes artificiais às vezes são mais confiáveis porque precisam ser testados por questões de segurança. Os fabricantes geralmente preferem usá-los, pois sua produção é mais barata e pode ser constante. Para evitar a ação do tempo nos alimentos, as indústrias se valem de agentes que preservam a integridade do produto, aumentando a sua data de validade. Existem dois grandes g