Forte da Prainha (São Roque do Pico)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Se procura um forte na ilha de Santa Maria, veja Forte da Prainha.
Prainha, São Roque do Pico.

O Forte da Prainha localizava-se na localidade e freguesia da Prainha, concelho de São Roque do Pico, na ilha do Pico, nos Açores.

Em posição dominante sobre a baía das Canas, constituiu-se em uma fortificação destinada à defesa deste ancoradouro contra os ataques de piratas e corsários, outrora frequentes nesta região do oceano Atlântico.

Em 1713 a vereação do concelho da Madalena, cujo capitão-mor possuía jurisdição sobre todas as Companhias de Ordenanças da ilha do Pico, impediu o capitão José Pereira, das Lajes, de tapar um baldio pertencente ao concelho e contíguo ao forte da Prainha, que as Ordenanças utilizavam para exercício militar.[1]

A estrutura não chegou até aos nossos dias.

Referências

  1. Arquivo Municipal da Madalena, "Vereações (1744-53)", fls. 176-176v; fls. 177-178v acórdão de 26 de janeiro de 1753. in MENESES, Avelino de Freitas de. Estudos de História dos Açores (vol. II). Ponta Delgada (Açores): Jornal de Cultura, 1995. p. 132.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • MACHADO, Francisco Xavier. "Revista aos Fortes das Ilhas do Faial e Pico (Arquivo Histórico Ultramarino)". in Boletim do Instituto Histórico da Ilha Terceira, vol. LVI, 1998.
  • NEVES, Carlos; CARVALHO, Filipe; MATOS, Artur Teodoro de (coord.). "Documentação sobre as Fortificações dos Açores existentes nos Arquivos de Lisboa – Catálogo". Boletim do Instituto Histórico da Ilha Terceira, vol. L, 1992.
  • VIEIRA, Alberto. "Da poliorcética à fortificação nos Açores: Introdução ao estudo do sistema defensivo nos Açores nos séculos XVI-XIX". in Boletim do Instituto Histórico da Ilha Terceira, vol. XLV, tomo II, 1987.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]