Forte de São José do Passo do Rio Tebiquari

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Forte de São José do Passo do Rio Tebiquari
Construção José I de Portugal (1763)
Estilo Abaluartado
Conservação Desaparecido
Aberto ao público Não

O Forte de São José do Passo do Rio Tebiquary, também denominado de Forte de Taquari, Forte de São José do Tebiquari e de Forte do Passo do Rio Tebiquary, localizava-se em posição dominante às margens do rio Tebiquari (hoje chamado de Taquari), na altura da atual cidade de Taquari, no estado brasileiro do Rio Grande do Sul.

História[editar | editar código-fonte]

A sua edificação remonta a 1763 quando, após a tomada da povoação de Rio Grande pelos espanhóis, foi projetada pelo governador Brigadeiro José Custódio de Sá e Faria para defesa da povoação de Taquari e daquele ponto de travessia ("passo") do rio Tebiquari. Fortificação de campanha, apresenta planta no formato de um polígono retangular, edificada em taipa e madeira. Apesar de alguns autores questionarem a sua existência, a sua edificação é creditada ao Sargento-mor Manuel Vieira Leão. BENTO (1973), atribui a sua construção ao Coronel Marcelino de Figueiredo, em 1764.

Esta fortificação não sobreviveu até ao século seguinte, apesar da importância da posição, disputada no contexto da Revolução Farroupilha (1835-1845). No combate de Taquari, a 3 de Maio de 1840, a resistência das forças imperiais forçou os farrapos a retroceder para Viamão.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • BARRETO, Aníbal (Cel.). Fortificações no Brasil (Resumo Histórico). Rio de Janeiro: Biblioteca do Exército Editora, 1958. 368 p.
  • GARRIDO, Carlos Miguez. Fortificações do Brasil. Separata do Vol. III dos Subsídios para a História Marítima do Brasil. Rio de Janeiro: Imprensa Naval, 1940.
  • SOUSA, Augusto Fausto de. Fortificações no Brazil. RIHGB. Rio de Janeiro: Tomo XLVIII, Parte II, 1885. p. 5-140.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre uma fortaleza é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.