Frédéric Worms

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Frédéric Worms
Frédéric Worms (2015)
Nascimento 1964 (52–53 anos)
Nacionalidade  França
Ocupação Professor

Frédéric Worms (1964 - ) é professor de filosofia da Escola Normal Superior de Paris e diretor do Centro Internacional para o estudo da filosofia francesa contemporânea (CIEPFC).

Sua linha de pesquisa está centrada principalmente na história da filosofia contemporânea. É, hoje, o maior especialista na filosofia de Henri Bergson. Escreveu junto com Philip Soulez a biografia autorizada do filósofo: Bergson; Biographie (2002). Dirige, em Paris, uma nova edição crítica da obra do filósofo chamada Le Choc Bergson publicada pela Presses Universitaires de France, coleção "Quadriga”. Escreveu três grandes livros sobre a filosofia bergsoniana: Bergson ou le deux sens de la vie (2004); Introduction à Matiere et Memoire de Bergson (1997); Le Vocabulaire de Bergson (2000), Além de dirigir importantes obras que reúnem trabalhos de vários pesquisadores sobre Bergson como Annales Bergsoniennes (2002); Bachelard et Bergson (2008).

Preside atualmente a Société des amis de Bergson fundada em 2006 com a função de difundir a pesquisa em torno da filosofia de Bergson e do pensamento francês.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]