François Sulpice Beudant

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde Dezembro de 2013). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
François Sulpice Beudant

François Sulpice Beudant ( Paris, 5 de setembro de 1787 - 10 de dezembro de 1850) foi um químico, mineralogista e geólogo francês.

Devem-se a ele as investigações sobre a composição dos minerais pela cristalização, podendo reformular a classificação e a nomenclatura mineralógica.

Além de um grande número de memórias publicadas em "Recueil de l'Académie des Sciences" e "Annales de Chimie", é o autor de um "Traité de minéralogie" (1818), de "Voyage minéralogique en Hongrie" (4 volumes, 1822) e de "Cours des sciences physiques" (1821-1824), onde está exposto seu sistema de classificação. Redigiu a parte de mineralogia do "Cours élémentaire d'Histoire naturelle" publicado em parceria com Adrien de Jussieu e Henri Milne Edwards.

Foi o primeiro a descrever, em 1824, o mineral brucita.

Referências[editar | editar código-fonte]

  • Kendall, Martha (1970-80). "Beudant, Francois-Sulpice". Dictionary of Scientific Biography 2. New York: Charles Scribner's Sons. 106. ISBN 0684101149.
Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.