Franz Ollendorff

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Franz Ollendorff
Franz Ollendorff
Nascimento 15 de maio de 1900
Berlim
Morte 9 de dezembro de 1981 (81 anos)
Haifa
Nacionalidade  Israelense
Prêmios Prêmio Israel (1954), Medalha James H. Mulligan Jr. IEEE de Educação (1971)
Campo(s) Física

Franz Heinrich Ollendorff (em hebraico: פרנץ אולנדורף ou חיים אולנדורף; Berlim, 15 de maio de 1900Haifa, 9 de dezembro de 1981) foi um físico israelense.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Franz Heinrich (Haim) Ollendorf nasceu em Berlim. Em 1924 começou a trabalhar do departamento de pesquisas da Siemens em Berlim, supervisionado por Reinhold Rudenberg. A partir de 1928 lecionou na faculdade de engenharia da Universidade Técnica de Berlim. Apesar dos protestos de seu supervisor e reitor da universidade Ernst Orlich, os nazistas forçaram Ollendorff a se demitir em 1933. Logo em seguida começou a lecionar na escola pública judaica em Berlim, mudando-se para Jerusalém quando a escola e seus professores foram transferidos para lá em 1934.

Ollendorff retornou à Alemanha no ano seguinte, a fim de organizar a transferência de crianças judaicas para o Mandato Britânico da Palestina. Em 1937 foi finalmente expulso pela Gestapo. Em 1939 começou a trabalhar na Technion tornando-se professor da faculdade de engenharia elétrica. Especializou-se em eletrônica biomédica e física.

Foi membro da Academia de Ciências e Humanidades de Israel e recebeu o Prêmio Israel de 1954 por suas pesquisas em campos magnéticos. Foi eleito fellow do Instituto Americano de Engenheiros Eletricistas em 1963.

Prêmios[editar | editar código-fonte]

Em 1954 Ollendorff recebeu o Prêmio Israel em ciências exatas.[1]

Uma placa comemorando a coragem de Orlich está exposta no Departamento de Física da Technion.[2]

Referências

Ver também[editar | editar código-fonte]


Ícone de esboço Este artigo sobre um(a) físico(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.