Frederico de Württemberg

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Frederico de Württemberg
Príncipe de Württemberg
Frederico de Württemberg
Nascimento 21 de fevereiro de 1808
  Schloss Comburg, Alemanha
Morte 9 de maio de 1870 (62 anos)
  Estugarda, Alemanha
Cônjuge Catarina Frederica de Württemberg
Descendência Guilherme II de Württemberg
Pai Paulo de Württemberg
Mãe Carlota de Saxe-Hildburghausen

Frederico de Württemberg (Frederico Carlos Augusto), (21 de fevereiro de 1808 - 9 de maio de 1870) foi um general do exército de Württemberg e pai do rei Guilherme II de Württemberg. Frederico pertencia à família real e era príncipe de Württemberg.

Família[editar | editar código-fonte]

Frederico nasceu a 21 de fevereiro de 1808 no Schloss Comburg (actualmente parte de Schwäbisch Hall), no reino de Württemberg, sendo o segundo filho do príncipe Paulo de Württemberg e da sua esposa, a princesa Carlota de Saxe-Hildburghausen. Pelo lado do pai, Frederico era neto do rei Frederico I de Württemberg e pelo lado da mãe neto do duque Frederico de Saxe-Altemburgo. Era irmão mais novo da grã-duquesa Helena Pavlovna da Rússia e irmão mais velho da princesa Paulina, duquesa de Nassau, e do príncipe Augusto de Württemberg.

Carreira militar[editar | editar código-fonte]

Frederico começou a sua carreira militar no exército de Württemberg onde, aos quinze anos de idade, tinha já chegado à posição de mestre da cavalaria, 2.ª classe. Em 1832, foi nomeado coronel da infantaria e, em 1841, Frederico tinha chegado ao lugar tenente-general da cavalaria. Em 1865, o rei Carlos I de Württemberg promoveu Frederico a general-comandante da cavalaria e dos corpos federais do exército. Durante a Guerra Austro-Prussiana contra a Prússia, Frederico não teve qualquer posto de comando, mas prestou serviço como oficial de ligação no quartel-general do Feldzeugmeister austríaco.[1] Apesar de ter problemas sérios no olho, Frederico ficou ofendido quando não recebeu o comando da oitava corporação do exército durante a guerra.[2]

Carreira política[editar | editar código-fonte]

Devido à sua posição como príncipe de Württemberg, Frederico era membro da Câmara dos Lordes de Württembergian, participando com regularidade nas suas sessões legislativas. Em 1865, Carlos I nomeou Frederico conselheiro privado no Geheimer Rat. Durante esta altura, Frederico vivia a maior parte do tempo no Palácio de Ludwigsburg em Estugarda e no Schloss Katharinenhof em Oppenweiler.

Casamento e descendência[editar | editar código-fonte]

Frederico casou-se com a sua prima direita, a princesa Catarina Frederica de Württemberg, filha do rei Guilherme I de Württemberg e da sua esposa, a princesa Paulina Teresa de Württemberg, a 20 de Novembro de 1845 em Estugarda. Frederico e Catarina tiveram apenas um filho:

  1. Guilherme II de Württemberg (25 de fevereiro de 18482 de outubro de 1921), casado primeiro com a princesa Maria de Waldeck e Pyrmont; com descendência. Casado depois com a duquesa Carlota de Schaumburg-Lippe; sem descendência.

Últimos anos e morte[editar | editar código-fonte]

Frederico morreu a 9 de Maio de 1870 em Estugarda de uma ulceração, que foi provavelmente uma consequência posterior de um ferimento facial que tinha tido de um acidente de caça. Sofia, rainha dos Países Baixos, escreveu sobre o seu cunhado Frederico a Lady Malet quando soube da sua morte.[3] Segundo Sofia, Frederico morreu depois de sofrer de um "cancro na cara" durante oito anos. Frederico foi enterrado na cripta da família na capela palatina do Palácio de Ludwigsburg.

Genealogia[editar | editar código-fonte]

Os antepassados de Frederico de Württemberg em três gerações
Frederico de Württemberg Pai:
Paulo de Württemberg
Avô paterno:
Frederico I de Württemberg
Bisavô paterno:
Frederico Eugénio II, Duque de Württemberg
Bisavó paterna:
Sofia Doroteia de Brandemburgo-Schwedt
Avó paterna:
Augusta de Brunswick-Wolfenbüttel
Bisavô paterno:
Carlos Guilherme Fernando de Brunswick-Wolfenbüttel
Bisavó paterna:
Augusta Carlota de Gales
Mãe:
Carlota de Saxe-Hildburghausen
Avô materno:
Frederico de Saxe-Altemburgo
Bisavô materno:
Ernesto Frederico III, Duque de Saxe-Hildburghausen
Bisavó materna:
Ernestina Augusta de Saxe-Weimar
Avó materna:
Carlota Jorgina de Mecklemburgo-Strelitz
Bisavô materno:
Carlos II de Mecklemburgo-Strelitz
Bisavó materna:
Frederica de Hesse-Darmstadt

Referências

  1. Lorenz, Sönke; Dieter Mertens, Volker Press (1997), Das Haus Württemberg: ein biographisches Lexikon
  2. Corti, Egon Caesar; Prince Alexander of Hesse and by Rhine (1970), The Downfall of Three Dynasties, Ayer Publishing, ISBN 978-0-8369-5419-7
  3. Sophie of Württemberg (1989), A stranger in The Hague: the letters of Queen Sophie of the Netherlands to Lady Malet, 1842-1877, Duke University Press, ISBN 0-8223-0811-8
Commons
Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Frederico de Württemberg