Fronteira Mauritânia–Saara Ocidental

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Fronteira Mauritânia–Saara Ocidental
Fronteira Mauritânia–Saara Ocidental
Bir Gandouz (Bir Gandus), uma das zonas de atravessamento da fronteira
Delimita:  Mauritânia
 Saara Ocidental
Comprimento: 1561 km
Posição: 40
Características: O Saara Ocidental encontra-se anexionado por Marrocos desde 1975

A fronteira entre a Mauritânia e o Saara Ocidental é a linha que limita os territórios do Saara Ocidental (anexionado por Marrocos e território não-reconhecido internacionalmente) e da Mauritânia.

História[editar | editar código-fonte]

O seu traçado data do início do século XX, quando a Mauritânia era uma colónia francesa e o Saara Ocidental uma colónia espanhola.[1] Em 27 de junho de 1900, a França e a Espanha assinaram o Tratado de Paris que definia a fronteira entre Río de Oro (espanhol) e a Mauritânia (francesa). Em 4 de outubro de 1904, a convenção de Paris fixou as fronteiras de Saguia el-Hamra e de Cabo Juby.

Depois da partida dos espanhóis em 1975-1976 na sequência dos acordos de Madrid, Marrocos e Mauritânia dividiram o território do Saara Ocidental, mas um movimento independentista saaraui, a Frente Polisário (FP), armada principalmente pela Argélia e pela Líbia, opôs-se à anexação. Em Julho de 1979, após um golpe de Estado, o Comité Militar de Salvação Nacional (CMSN) mauritano assinou um tratado de paz com a Frente Polisário, pelo qual renunciou a qualquer reivindicação sobre a parte do território obtida aquando dos acordos de Madrid, e reconheceu a FP como único representante do povo saaraui, reconhecendo também a República Árabe Saaraui Democrática. Marrocos anexou em Agosto 1991 entretanto a parte sul do mesmo.

Na década de 1980, Marrocos construiu em várias etapas um muro de separação no deserto a fim de impedir as incursões da FP. Com a assinatura do cessar-fogo em 1991, o muro marroquino tornou-se na linha de separação entre os territórios controlados por Marrocos e pela Frente Polisário.

Na prática, a fronteira de hoje é controlada por Marrocos a sul (Guerguerat, Bir Gandouz, Techla) e pela FP a leste.[2] É possível atravessar a zona em algumas raras passagens desminadas, seguindo obrigatoriamente as pistas. A via mais segura é a que liga Nouadhibou na Mauritânia a Guerguerat (sub dominação marroquina).

O posto de fronteira de Guerguerât, no sul, é o único lugar de passagem de terra pelo qual marroquinos podem passar sem visto num outro país. A faixa fronteiriça entre Guerguerât e a Mauritânia não é um "no men's land" (como o pretende Marrocos) mas uma zona tampão desmilitarizada que faz parte do território da RASD.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Mauritania–Western Sahara». Sovereign Limits 
  2. «Relato de travessia da fronteira». Consultado em 15 de janeiro de 2009