Fumaça (Resende)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Vila da Fumaça, popularmente conhecida simplesmente por Fumaça, é um distrito do município de Resende, no Rio de Janeiro[1]. O distrito, localizado na zona rural do município, a cerca de 190 km do centro da cidade do Rio de Janeiro e a 32 km da sede de Resende, possui cerca de 800 habitantes e está situado na região norte do município[2].

A principal atração do local é a cachoeira que dá o nome à cidade, e que é a maior do estado do Rio de Janeiro[3].

Os índios puris[editar | editar código-fonte]

O distrito notabiliza-se por abrigar os prováveis últimos descendentes da antiga nação indígena dos puris[4]. O último puri do local - Victoriano Santará - morreu em 1864.

Atrações Turísticas do Local[editar | editar código-fonte]

Cachoeira da Fumaça[editar | editar código-fonte]

Cachoeira da Fumaça
Características
Altura 200 m
Localização
Rio Rio Preto
País  Brasil
Local Vila da Fumaça (Resende-RJ)

A Cachoeira da Fumaça é a maior cachoeira do estado do Rio de Janeiro[3], com 2 km de extensão e 200 m de queda. Formada pelo Rio Preto, a cachoeira está situada na Área de Proteção Ambiental da Serra da Mantiqueira, dentro dos limites da Vila da Fumaça, e é tombada como Patrimônio Histórico e Paisagístico de Resende, pelo Decreto Municipal nº 043 de 1999.

Parque Natural Municipal da Cachoeira da Fumaça e Jacuba[editar | editar código-fonte]

O Parque Natural Municipal da Cachoeira da Fumaça e Jacuba foi criado em 28 de dezembro de 1988, e possui uma área de 180 alqueires, com grandes extensões de mata preservada e muitas nascentes[3].

Igrejas[editar | editar código-fonte]

Vila da Fumaça tem duas igrejas, sendo a principal a de São Vicente Ferrer, santo espanhol nascido em 1350, e a de Nossa Senhora dos Aflitos. Esta útlima possuía dois cemitérios, um para ricos, e o outro para pobres; o dos ricos a entrada era pela sacristia da igreja e com muros altos de pedras. Ainda hoje as pedras que formam o piso das portas laterais da igreja, foram tiradas das paredes deste cemitério.

Referências

  1. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. «O histórico de Resende» (PDF). Consultado em 04 de fevereiro de 2012  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  2. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. «Censo Demográfico 2000». Consultado em 04 de fevereiro de 2012  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  3. a b c gshow.globo.com/ Conheça a Cachoeira da Fumaça, a maior do estado do Rio de Janeiro
  4. Prefeitura Municipal de Rezende. «Índios Puris». Consultado em 04 de abril de 2014  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)

Links Externos[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre geografia do Rio de Janeiro é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

fumaça hoje existe cerca de 20 índios puris.