Gêneros fotográficos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Wikitext.svg
Esta página ou seção precisa ser wikificada (desde janeiro de 2018).
Por favor ajude a formatar esta página de acordo com as diretrizes estabelecidas.
Wiki letter w.svg
Este artigo não possui uma seção introdutória ou ela está mal formatada (desde janeiro de 2018).
Se puder, ajude-nos a melhorar este artigo com uma seção introdutória de qualidade e de acordo com o livro de estilo.
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde novembro de 2010). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes está sujeito a remoção.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

A fotografia, de grande importância atualmente, sobretudo nos meios de comunicação em massa, pode ser dividida em gêneros:

Fotojornalismo[editar | editar código-fonte]

O objetivo essencial do fotojornalismo é captar imagens que sirvam para documentários de jornais. Esses fotógrafos geralmente tiram foto de políticos, da miséria da condição humana, de esportes, do ambiente, de catástrofes, etc. Trata-se de um tipo de fotografia destinada a transmitir mensagens do dia-a-dia à população.

Fotografia Científica[editar | editar código-fonte]

Esse tipo de fotografia auxilia os cientistas e estudiosos do meio científico a analisarem melhor certos objetos. Elas apenas transmitem imagens, comunicando pouco.

Fotografia Comercial[editar | editar código-fonte]

Tem por finalidade mostrar um produto, colocar em evidências suas características do modo mais claro possível. O fotógrafo que faz esse tipo de foto trabalha com certa liberdade e criatividade. Tem também por finalidade mostrar uma imagem em que desperte desejo de compra de um produto, ideia ou serviço.

Fotografia Publicitária[editar | editar código-fonte]

Tem por finalidade persuadir o observador. Portanto, nem sempre registra seu real. Seu objetivo é atrair a atenção do espectador para que ele compre o produto. Procura buscar a atenção do observador,enquanto ele faz a leitura.

Fotografia Amadora[editar | editar código-fonte]

É o simples registro feito por uma foto tirada por um amador (eu, você, qualquer pessoa), sem vínculos comerciais.

Muitos fotógrafos amadores, contudo, já registraram fotos de cenas importantes que acabaram por se tornar manchetes de revistas, jornais, etc.