Galinha à cabidela

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

˜

NoFonti.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde setembro de 2013).
Por favor, adicione mais referências inserindo-as no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.—Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Pato de cabidela em Macau.

Galinha de cabidela é um prato tradicional da gastronomia de Portugal, que por vezes pode ser comidos noutros paises. É um guisado de frango onde se adiciona durante o cozimento o sangue avinagrado do animal ainda vivo.

No Nordeste de Portugal é costume vir acompanhada de arroz branco; já no centro-sul é guarnecido de angu e couve refogada.[1] [2]

Existem também variantes em Macau, devido à presença portuguesa, o pato de cabidela e com porco na cozinha goesa.

Cozinhar com sangue é um costume antigo de vários povos; em Portugal a cabidela tem registros desde o século XVI, e igualmente pode ser preparada com outras aves ou animais (pato, peru, porco, cabrito ou caça). Na gastronomia francesa existem vários pratos inpirados na cozinha portuguesa (poulet en barbouille, canard au sang, coq au vin)

Referências

  1. «Galinha à cabidela». Brasil Sabor - ABRASEL, Ministério do turismo. Consultado em 07/2012  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  2. Dias Lopes (02 de setembro de 2010). «Ascensão e queda da galinha de cabidela». Estadão.com.br, suplementos: Paladar - reportagens. Consultado em 07/2012  Verifique data em: |acessodata=, |data= (ajuda)
Ícone de esboço Este artigo sobre culinária é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.