George Leuzinger

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book-4.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, o que compromete a verificabilidade (desde agosto de 2018). Por favor, insira mais referências no texto. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
George Leuzinger
Nascimento 1813
Glarus
Morte 1892 (79 anos)
Rio de Janeiro
Ocupação fotógrafo, editor

George Leuzinger (Cantão de Garis, 1813 - Rio de Janeiro, 1892), também conhecido como Georges Leuzinger, foi um fotógrafo e impressor suíço que realizou uma série de fotografias paisagísticas do Rio de Janeiro, especialmente das regiões serranas.

Biografia[editar | editar código-fonte]

O suíço George Leuzinger contava apenas 19 anos de idade quando aportou no Rio de Janeiro, em 1832. Deve ter vindo para o Brasil provavelmente atendendo ao chamado do tio Jean Jacques Leuzinger, proprietário de uma casa de comissões e exportações. Foi neste estabelecimento que o jovem Leuzinger iniciou sua longa carreira comercial na capital do Império. Em 1840 adquiriu a papelaria e oficina de encadernação do também suíço Jean Charles Bouvier. Alguns anos depois ampliou as atividades da casa montando uma oficina de estamparia e gravura. Nos anos de 1850 já contava também com uma tipografia e litografia. Já se havia notabilizado no ramo das artes gráficas quando se interessou pela fotografia. O estabelecimento de Leuzinger publicou obras editorias importantes, como o Catálogo da Exposição de História do Brasil, considerada por José Honório Rodrigues "o maior monumento bibliográfico da história do Brasil até hoje erguido."[1]

Foi o fundador da Casa Leuzinger[2] e sua filha foi casada com o engenheiro e fotógrafo Franz Keller-Leuzinger.

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre George Leuzinger

Referências

  1. KOSSOY, Boris. Dicionário Histórico Fotográfico Brasileiro. São Paulo: Instituto Moreira Salles, 2002, p. 201-206.
  2. Keller-Leuzinger, Franz (1835 - 1890) no site Enciclopédia Cultural Itaú

Ligações Externas[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]


Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.