Geppetto

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Gepeto)
Geppetto

Geppetto esculpindo Pinóquio
Informações gerais
Primeira aparição As Aventuras de Pinóquio (1883)
Criado por Carlo Collodi
Características físicas
Espécie Humano
Família e relacionamentos
Filhos Pinóquio
Informações profissionais
Ocupação Carpinteiro

Geppetto, também conhecido como Gepeto, é um personagem italiano fictício no romance As Aventuras de Pinóquio por Carlo Collodi.

Geppetto é um entalhador de madeira idoso e pobre, criador (e, portanto, "pai") de Pinóquio. Ele usa uma peruca amarela que se assemelha a uma papa de fubá (chamada polendina) e, consequentemente, seus vizinhos o chamam de "Polendina" para irritá-lo. O nome Geppetto é um diminutivo toscano do nome Giuseppe (italiano para José).

Papel[editar | editar código-fonte]

Na manhã seguinte, Geppetto é liberado da prisão.

Geppetto é apresentado quando o carpinteiro Sr. Antonio encontra um bloco falante de madeira de pinho que ele estava prestes a esculpir em uma perna para sua mesa. Quando Geppetto aparece procurando um pedaço de madeira para construir uma marionete, Antonio dá o bloco a Geppetto.

Geppetto, sendo extremamente pobre e pensando em ganhar a vida como marionetista, esculpe o bloco em um menino e lhe dá o nome de "Pinóquio". Antes mesmo de ser construído, Pinóquio já tem uma atitude travessa; assim que Gepeto termina de esculpir os pés de Pinóquio, o boneco começa a chutá-lo. Quando o boneco fica pronto e Geppetto o ensina a andar, Pinóquio sai correndo pela porta e vai para a cidade. Ele é pego pelo carabineiro. Quando as pessoas dizem que Geppetto não gosta de crianças, o carabineiro presume que Pinóquio foi maltratado e prende Geppetto.

Gepeto é visto saudável novamente e volta a esculpir madeira.

Na manhã seguinte, Geppetto é liberado da prisão e descobre que os pés de Pinóquio estão queimados. Gepeto os substitui por novos pés. Quando Gepeto o alimenta com três peras, Pinóquio promete ir à escola. Como Geppetto não tem dinheiro para comprar livros escolares, ele vende seu único casaco.

Geppetto é visto em seguida, quando Pinóquio acredita que a Fada do Cabelo Turquesa morreu e um pombo o carrega para a praia, onde Geppetto está construindo um barco para procurar Pinóquio (dependendo da versão da história, ele navega em busca de Pinóquio nas ilhas próximas ou segue Mangiafuoco e seu teatro de marionetes rumo ao Nuovo Mondo). Pinóquio tenta nadar até Geppetto, mas é arrastado para debaixo d'água, enquanto Geppetto é engolido pelo terrível peixe-cachorro.

Geppetto não é visto novamente até que o próprio Pinóquio seja engolido. Pinóquio e Geppetto escapam do Peixe-cão e são levados para a praia por um atum.

Depois de vários meses de trabalho árduo para sustentar Geppetto doente na casa de um fazendeiro, Pinóquio vai comprar um terno novo, e Geppetto e Pinóquio não se reencontram até que o boneco se torne um menino. Gepeto é visto saudável novamente e retomando a escultura em madeira.

Adaptações[editar | editar código-fonte]

Nino Manfredi como Geppetto na série The Adventures of Pinocchio (1972)
Geppetto retratado em Guillermo del Toro's Pinocchio (2022)
Actor Version
Christian Rub Pinocchio (filme de 1940)
Walter Slezak Pinocchio (musical de 1957)
Stan Francis The New Adventures of Pinocchio
Burl Ives Pinocchio (filme de 1968)
Roberto Bertea

Dallas McKennon (English dub)

The Adventures of Pinocchio (filme de 1972)
Nino Manfredi The Adventures of Pinocchio (minissérie de 1972)
Minoru Yada

Walter Massey (English)

Pinocchio: The Series
Carl Reiner Faerie Tale Theatre
Jim Cummings Pinocchio (filme de 1992)
Charles S. Dutton Happily Ever After: Fairy Tales for Every Child
Junji Chiba Piccolino no Bōken
George S. Irving Pinocchio's Christmas
Tom Bosley Pinocchio and the Emperor of the Night
Orson Bean Tiny Toon Adventures
Martin Landau As Aventuras de Pinóquio (filme de 1996)
Martin Landau The New Adventures of Pinocchio
Drew Carey Geppetto (musical)
Chris Miller Shrek
Keith Scott Fairy Tale Police Department[1]
Carlo Giuffrè

David Suchet (English voice)

Pinocchio (2002 film)
Howard Ryshpan Pinocchio 3000
Jonathan Summers As Aventuras de Pinóquio (ópera)
Bob Hoskins Pinocchio (minissérie)
Tony Amendola Once Upon a Time
Mino Caprio

Michael Rudder (Inglês)

Pinóquio (filme de 2012)
Roberto Benigni it (Voz em inglês) Pinóquio (filme de 2019)
Tom Hanks Pinóquio(filme live-action de 2022)
David Bradley Pinóquio (filme animado de 2022)

Versão da Disney[editar | editar código-fonte]

Geppetto, como visto no filme da Disney de 1940.

No filme de animação da Disney de 1940, Geppetto é apresentado como um lojista que está terminando Pinóquio. Antes de dormir, Geppetto pede a uma estrela cadente que Pinóquio ganhe vida. Durante a noite, a Fada Azul concede o desejo de Gepeto. No dia seguinte, ele envia Pinóquio para seu primeiro dia de aula. No caminho, Pinóquio encontra João Honesto e Gideão, que o convencem a participar do show de marionetes de Stromboli. Quando Pinóquio volta para casa, encontra a loja vazia e fica sabendo, por meio de uma carta da Fada Azul, que Gepeto, ao se aventurar no mar para resgatar Pinóquio da Ilha do Prazer, foi engolido por Monstro (uma variação semelhante a uma baleia do Terrível Cão Marinho). Determinado a resgatar seu pai, Pinóquio se reúne com Geppetto e seus animais de estimação na garganta de Monstro, onde Pinóquio queima móveis sobressalentes para sufocar seu captor e fazê-lo soltá-los. Feito isso, Monstro os persegue até a costa, onde Pinóquio puxa Geppetto para um lugar seguro, mas ele mesmo cai sem sentidos. Enquanto Geppetto lamenta a morte de Pinóquio em casa, a Fada Azul revive Pinóquio e o torna humano.

Geppetto apareceu no ano seguinte no curta All Together (1942), feito para o governo canadense[2].

A versão de Geppetto da Disney também apareceu em House of Mouse e na série de jogos eletrônicos Kingdom Hearts no mundo "Monstro". O personagem também fez uma participação especial ao lado de Pinóquio no episódio "Wonders of the Deep" do programa de TV Mickey Mouse.

Tom Hanks interpreta Geppetto na adaptação live-action/CGI do filme de 2022.[3] Essa versão mostrou ter um filho que morreu.

Notas[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Fairy Tale Police Department - Episode 1 - Pinocchio: Puppet in Peril». YouTube. Consultado em 14 de março de 2024. Cópia arquivada em 12 de dezembro de 2021 
  2. Riper, A. Bowdoin Van (10 de janeiro de 2014). Learning from Mickey, Donald and Walt: Essays on Disney's Edutainment Films (em inglês). [S.l.]: McFarland 
  3. Rubin, Rebecca (11 de dezembro de 2020). «'Pinocchio' With Tom Hanks, 'Peter Pan and Wendy' to Skip Theaters for Disney Plus». Variety (em inglês). Consultado em 14 de março de 2024