Gerenciamento eletrônico de documentos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde junho de 2010). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Gerenciamento eletrônico de documentos ou Gestão electrónica de documentos (GED) é uma tecnologia que provê um meio de facilmente gerar, controlar, armazenar, compartilhar e recuperar informações existentes em documentos. Os sistemas GED permitem aos usuários acessarem os documentos de forma ágil e segura, normalmente via navegador web por meio de uma intranet corporativa acessada interna ou externamente, sendo esta última forma mais presente nos dias de hoje [1] . A capacidade de gerenciar documentos é uma ferramenta indispensável para a Gestão do conhecimento.

Documentos formam a grande massa de conhecimentos de uma empresa. O GED permite preservar esse patrimônio e organizar eletronicamente a documentação, para assegurar a informação necessária, na hora exata, para a pessoa certa. O GED lida com qualquer tipo de documentação.

Qualquer tipo de empresa, pequena, média ou grande, pode usar o GED, entre: escolas; empresas de advocacia; hospitais; administradoras de condomínios; empresas de recrutamento; escritórios de arquitetura, design e engenharia; assessorias de imprensa e de comunicação; e consultorias. Nas médias e grandes empresas, o GED poderá ser aplicado para setores específicos (RH, Treinamento, Contabilidade, Marketing, Informática). Este serviço avalia as necessidades específicas do cliente e oferece um sistema modular, o que possibilita a implantação gradativa do Gerenciamento Eletrônico de Documentos [2] .

É a forma de governar através da tecnologia, promovendo um governo mais eficiente a fim de, facilitar ao cidadão o acesso aos serviços governamentais, assim tornando um governo mais prestador de serviços.

Mercado Brasileiro[editar | editar código-fonte]

No Brasil, o mercado de Gerenciamento Eletrônico de Documentos é formado por um misto de empresas: especializadas na venda de serviços de gestão de documentos, desenvolvedoras de softwares e empresas autorizadas ou certificadas para a comercialização de softwares procedentes de outros países, tais como o Alfresco.

Empresas de Gestão de Documentos tem aliado a gestão de documentos eletrônicos (GED) com soluções para gestão de documentos físico, chamadas SGA (Sistema de gestão de Arquivo). A integração dessas soluções tem possibilitado redução de custos com mão-de-obra, material de insumo, locação de espaços para armazenamento de documentos, entre outros[3]

Referências

  1. «O que é GED?». Portal GED. 2015. Consultado em 23 de agosto de 2015. 
  2. «Software GED: Demanda por documentos eletrônicos cresce até 50%». Taugor. 20 de maio de 2013. Consultado em 23 de agosto de 2015. 
  3. Thasco. «Google+ Thasco». Gestão de Documentos GED. Rafael Vieira. Consultado em 2016-04-11. 

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]


Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:
Wikilivros Livros e manuais no Wikilivros
Ícone de esboço Este artigo sobre Informática é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.