Gerson Bleichröder

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Gerson Bleichröder
Nome nativo Gerson Bleichröder
Nascimento 22 de dezembro de 1822
Berlim
Morte 18 de fevereiro de 1893 (70 anos)
Berlim
Sepultamento Cemitério judaico de Schönhauser Allee
Cidadania Alemanha
Progenitores Pai:Samuel Bleichröder
Filho(s) James von Bleichröder
Ocupação banqueiro

Gerson Bleichröder (Berlim, 22 de dezembro de 1822 – Berlim, 18 de fevereiro de 1893) foi um banqueiro alemão de origem judaica, famoso pela sua relação comercial com Otto von Bismarck e a Prússia e depois de 1871 com o estado alemão. A sua instituição financeira estava igualmente em contacto comercial com o império da dinastia Rothschild e desempenhava a função de uma filial em Berlim dos Rothschilds.

Colonização do Congo[editar | editar código-fonte]

De acordo com David Landes, o rei Leopoldo I da Bélgica solicitou a Bleichröder que o ajudasse a financiar a colonização do Congo Belga. Este recusou, antevendo um negócio ruinoso. Já mais tarde, na década de 1880 quando Bismark pediu a Bleichröder que o ajudasse a financiar outras aventuras coloniais na África distante, o banqueiro acedeu, mais para manter a relação de negócios com Bismark do que por qualquer expectativa de grandes lucros. E só o fez com a garantia de um retorno mínimo. David Landes pretendeu demonstrar que apesar da corrida à África, o colonialismo dos finais do século XIX esteve longe de ser um negócio rentável.

Literatura[editar | editar código-fonte]

  • Fritz Stern: Ouro e Ferro. Bismarck e seu banqueiro Bleichröder (Gold und Eisen. Bismarck und sein Bankier Bleichröder), Frankfurt am Main/Berlin (Ullstein Verlag) 1978