Girafa em Chamas

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Girafa em Chamas
Autor Salvador Dalí
Data 1937
Técnica tinta a óleo, panel
Localização Museu das Belas Artes

Girafa em Chamas (1937) pertence ao pintor espanhol Salvador Dalí, ícone do movimento artístico Surrealismo. O óleo sobre tela madeira tem 35 cm X 27 cm[1], e faz parte do acervo de mais de 1.500 quadros produzidos ao longo da carreira do pintor, que misturava sempre o real e o imaginário. Atualmente a obra se encontra do Museu das Belas Artes, em Basileia - Suiça.

A obra[editar | editar código-fonte]

A imaginação e a criatividade de Dalí produzem, nesta obra, uma atmosfera crepuscular, com um céu azul profundo. Há duas figuras fêmeas, como mulheres, uma gigantesca ocupando o centro do quadro e mais próxima, e outra à direita do observador mais ao longe. Do lado esquerdo, uma silhueta de girafa pega fogo, ao longe, próximo às montanhas que compõem o resto da paisagem. Apesar de estar no plano mais longe e em menor foco, é a girafa quem dá nome ao quadro. Embora esteja em chamas, a girafa está parada sem qualquer expressão corporal de dor. Toda a narrativa da obra se passa em algo que parece um deserto.

As figuras femininas do quadro tem gavetas em seu corpo. As gavetas amarelas e abertas seguem uma sequência do peito às pernas e aparentam estar vazias (o que hoje é interpretado como uma abertura para obter novas informações e ainda, para transmiti-las ao próximo). Ambos indefinidos, as formas que se projetam de suas partes traseiras que são suportadas muletas - como objetos. As mãos, os antebraços e a cara da figura mais próxima são listrados para baixo, ao tecido muscular, abaixo da pele. Uma figura está prendendo uma tira da carne.

Referências

  1. Pereira, Jéssica Camejo (2013). «Quem ama o feio, bonito lhe parece?» (PDF). Consultado em 23 de setembro de 2017 

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre pintura é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.