Glass Coach

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
O Glass Coach retornando as Damas de companhia em espera para o Palácio de Buckingham após a abertura do Parlamento do Estado, em 2008.

O treinador de vidro é uma das principais carruagens do monarca britânico. Construído pela Peters & Sons de Londres em 1881, foi originalmente concebido como um treinador do xerife, mas foi comprado pela Coroa a tempo para a coroação de Jorge V em 1911.[1]

É usado todos os anos em várias ocasiões do Estado, mas tem sido mais notavelmente empregado em Casamentos Reais, seja para transmitir a noiva à Igreja antes do culto (como foi o caso com Lady Diana Spencer em 1981)[2], ou para transportar os recém-casados ​​Noiva e Noivo da Igreja após o culto (como aconteceu com a princesa Elizabeth e o Duque de Edimburgo em 1947).[3] Desde 2012, tem sido usado para transportar a Rainha e o Duque de Edimburgo de e para a Horse Guards Parade para Trooping the Colour.

O treinador de vidro é conduzido por um cocheiro e pode ser puxado por dois ou quatro cavalos.[1] Quando não está em uso, é mantido (e muitas vezes em exibição pública) no Royal Mews, em Londres.

Mais amplamente, o termo 'treinador de vidro' pode ser usado para descrever qualquer técnico que seja predominantemente envidraçado e não encerrado.

Referências

  1. a b The Royal Mews', Pitkin, 1979, 1990
  2. «BBC» 
  3. «Telegraph»