Gol: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
JAnDbot (discussão | contribs)
m Bot: Modificando: da:Mål (sport)
Linha 9: Linha 9:


Existem vários tipos de gol, como por exemplo o gol de cabeça, o [[gol de letra]] ou o [[gol olímpico]].
Existem vários tipos de gol, como por exemplo o gol de cabeça, o [[gol de letra]] ou o [[gol olímpico]].

Quando um gol é marcado, o locutor grita "Gooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooool!!!"


==Nota linguística==
==Nota linguística==

Revisão das 18h14min de 6 de abril de 2009

 Nota: Para outros significados, veja Gol (desambiguação).
Foto de um chute a gol

Um gol (português brasileiro) ou golo (português europeu) - um anglicismo (do inglês goal, «objetivo») - é o ato mais importante do jogo de futebol e esportes similares em que a bola ultrapassa por completo uma barreira imaginária entre as traves ("postes" em português europeu) e sob o travessão ("trave" ou "barra" em português europeu), definida por uma linha branca desenhada em cal no relvado. Num jogo de futebol não-oficial os detalhes das traves e da cal podem ser trocados por dois simples objetos (por exemplo, dois paus ou duas pedras) delimitando as duas traves. Um gol vale um ponto na contagem do placar.

O conjunto das três traves é chamado de gol no Brasil, goleira na região sul do Brasil e baliza em Portugal. A baliza faz parte de outras modalidades esportivas além do futebol, como o hóquei ou o handebol e geralmente possui uma rede que impede que a bola saia pela parte traseira após o gol.

O atleta responsável pela guarnição do gol é chamado de goleiro (no Brasil) ou guarda-redes (em Portugal).

Existem vários tipos de gol, como por exemplo o gol de cabeça, o gol de letra ou o gol olímpico.

Quando um gol é marcado, o locutor grita "Gooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooool!!!"

Nota linguística

O plural de golo é golos. O plural de gol deveria ser golos ou até mesmo gois. No entanto, a única expressão usada no Brasil é gols. É a única palavra portuguesa que termina em -ls. Alguns linguistas reputados consideram que esse plural está mal formado e que deveria ser considerado um erro a banir. Essa exceção da língua, assim como tantas outras em casos semelhantes, ocorre porque no Brasil os termos no futebol eram usados em inglês, e, quando foram aos poucos traduzidos para português, o "gol" derivou de "goal" e não de "golo". No entanto, o Dicionário Aurélio refere: Gol (<inglês goal). [S.m. Esport.] 1. Linha ou quadro que a bola deve transpor, como principal objetivo do jogo; arco, baliza, cidadela, meta, vala. 2. P. ext. Ponto que se marca quando a bola transpõe o gol (1) do adversário. [Pl.: gois (p. us.) e golos (lus. e bras., RS.). Cf. Góis, antr.

Este artigo sobre futebol é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.