Gothardo Lopes Netto

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Gothardo Lopes Netto
Deputado estadual do  Rio de Janeiro

20° Prefeito de Volta Redonda Bandeira de Volta Redonda.svg

Período 1º de janeiro de 2005
a 1º de janeiro de 2009
Antecessor Antônio Francisco Neto
Sucessor Antônio Francisco Neto
Dados pessoais
Nascimento 12 de maio de 1963 (56 anos)
Volta Redonda
Profissão médico

Gothardo Lopes Netto (Volta Redonda, 12 de maio de 1963) é um político brasileiro e médico. Deputado estadual pelo Rio de Janeiro e ex-prefeito da cidade de Volta Redonda.

Médico formado pelo Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA), fez internato e residência médica no Hospital dos Servidores do Estado, onde iniciou a vida política através da Associação dos Médicos Residentes do Estado do Rio de Janeiro (AMERERJ). Sempre teve destacada atuação na Sociedade de Ginecologia e Obstetrícia do Rio de Janeiro, onde ocupou vários cargos.

Foi diretor médico do HIMJA - Hospital Infantil e Maternidade Jardim Amália e professor da cadeira de Obstetrícia da Fundação Oswaldo Aranha. Foi vice-presidente e conselheiro da Associação Atlética Comercial.

Filho de Gothardo Firmino Netto e Wilma Lopes Netto. O avô, Mário Ferreira Netto, foi um dos emancipadores da cidade de Volta Redonda. Casado com Maria Lúcia Ribeiro Netto, tem dois filhos, Carolina e Gothardo.

Foi eleito em 1996, vereador por Volta Redonda e reeleito em 2000, tendo sido o mais votado na pleito desse ano. Ocupou a presidência da Câmara Municipal entre 2001 e 2002.

Em 2004 foi eleito prefeito da cidade de Volta Redonda, em substituição a Antônio Francisco Neto, vencendo no pleito os candidatos: Paulo Baltazar (PSB), Cida Diogo (PT) e Mariana Caetano (PSTU).

Em 2006, após desentendimentos internos em seu partido — PV — quanto ao candidato a ser apoiado nas eleições estaduais, desfilia-se do mesmo, estando atualmente no PSB.

Em 1º de janeiro de 2009 passou o cargo para o atual prefeito Antônio Francisco Neto.

Tentou uma vaga na Alerj, em 2010, pelo PSB, mas não conseguiu a eleição com 24.459 votos.[1]

Em 2013, com a nomeação de Gustavo Tutuca como novo secretário estadual de Ciência e Tecnologia, Gothardo, que era seu suplente, assumiu a cadeira de deputado estadual na ALERJ.

Precedido por
Antônio Francisco Neto
Prefeito de Volta Redonda
20052008
Sucedido por
Antônio Francisco Neto

Referências

  1. «UOL - Eleições 2010 - Apuração - Rio de Janeiro». Consultado em 6 de outubro de 2010